Fala Produtor - Mensagem

  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 23/01/2017 11:04

    Muita gente fala que o governo Temer é uma pinguela que vai nos levar a cruzar o rio desta crise. Mas ele é muito fraco . Fraco demais. Homem sem pulso, com rabo preso. Se acovarda . Sou amador em economia mas de uma coisa eu sei, a exportação é nossa única salvação para reativar a economia. O mercado interno está acabado, com mais de 12 milhões de desempregados nas contas oficias. Sabemos que é muito mais. A economia não vai voltar a melhorar com o consumo interno. Temos que exportar. Mas como exportar com esta taxa de câmbio valorizada? O que é pior, valorizada pelo próprio governo. Os burros da economia querem baratear os produtos aqui no Brasil trazendo importados. Baixa a inflação , mas a produção interna acaba também. A inflação baixou não porque o governo faz alguma coisa positiva. Baixou porque ninguém está comprando mesmo. Acabou o dinheiro. Tem muita gente passando fome.

    Mais uma vez a agricultura será a âncora verde do país. Comida barata para o povo ficar bem mansinho. Nós sabemos como este filme acaba. Desculpe , mas eu torço para este Temer vazar o mais rápido possível.

    7
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      É verdade Carlos, esse governo com excessao da ideologia de esquerda, é igual ou pior que o dá Dilma. Mas discordo de voce em um ponto eles não são BURROS, o Ilan do BC defende o interesse dos bancos e dos grandes empresarios inclusive do agro que possuem enorme divida em dolar, os burros somos nós que ainda nao paramos de plantar, pelo menos por uma safra, para sermos um pouco respeitados. Vamos parar por 6 meses. Desse mundo nao se leva nada, então vamos tirar umas ferias.

      5
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      A coisa não é tão simples assim Carlos. Já tivemos juros baixos em parte do governo Dilma, já tivemos dólar em ótimos patamares para e exportação e o que aconteceu?

      Nada, o setor produtivo não esboçou a miníma reação (sem considerar o agronegócio). Indústria quebrada e sem capacidade competitiva pouco reagiu.

      Não sou nenhum pouco fã do governo Temer, mas particularmente em relação a questão econômica o buraco é mais embaixo.

      Já vi muita gente dando opinião simplista de qual seria a solução, mas considerando três variáveis e esquecendo as outras pelo menos 30 variáveis envolvidas na nossa questão econômica.

      5
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Tiago, essa é uma das questões que os economistas ou entendem errado ou erram de propósito, pois moeda forte é que favorece as exportações. Outro dia verifiquei os dados da Abiove e da Conab, ambas tinham previsões menores de exportação de soja, volume mesmo, para 2016. Não olhei o consolidado então não posso dizer se de fato foi o que aconteceu. Em relação a indústria de carnes, houve aumento de volume exportado, mas queda no valor. Todos sabemos o que houve com granjeiros e pequenas indústrias. Manipular cambio só prejudica a economia, não importa se é para valorizar ou desvalorizar. É preciso uma politica de estado de proteção do valor da nossa moeda. Todos aqui que viveram a inflação sabem que não dá prá planejar nada com os niveis de inflação altos.

      1