Fala Produtor - Mensagem

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 18/09/2017 10:49

    Amigos, a Fiesp montou uma tabela utilizando os dados da Conab, onde podemos ver que a safra de soja aumentou em 19,5% em relação à 2016 e 17,2 na produtividade. Aponta também um aumento de área plantada de 2% em relação á 2016. Nós tivemos então aumento de produção, aumento de produtividade e aumento de área em relação à 2016. Seguindo, conforme a Abiove até julho houve diminuição de 2 milhões de toneladas de farelo de soja, esse dado quando confrontado com o da Conab não fecha, pois a Conab tem uma estimativa de aumento do consumo de farelo de soja em 2017, ou seja a prosseguir nessa toada o consumo estimado da Conab será de 4 milhões de toneladas de farelo de soja a mais que o que será efetivamente consumido. Para fabricar 4 milhões de toneladas de farelo são necessárias 12 milhões de toneladas de soja, exatamente a estimativa de aumento da importação da China. A tabela da Fiesp pode ser vista aqui: https://midiaagricola.wordpress.com/

    0
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      A soja tem de 18 a 20% de óleo. O resto é farelo.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Verdade Sr. Carlos. O Sr. podia fazer a conta prá nós do quanto dá isso? 4 milhões de toneladas de farelo precisa de mais ou menos 5 milhões de toneladas não é?

      0
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Acredito que sim... Somente quis alertar para um possível erro de cálculo. Seus apontamentos evidenciam uma grande diferença entre os dados das diversas fontes de informação. A Conab fala uma coisa, a Abiove fala outra, o USDA fala outra, analistas falam outra, e assim por diante. No meio disto ficam os agricultores e suas famílias que dependem dos preços ditados por estes números -- que são os mais diversos possíveis. O capital especulativo encontrou um campo fértil nas commodites agrícolas. Os agricultores são mais inocentes em matéria de mercado futuro do que qualquer outro empresário. Sendo assim tomam nosso dinheiro com a ajuda dos governos, que adoram uma comida barata para ter o povo bem mansinho.

      2