Fala Produtor - Mensagem

  • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS 08/10/2017 16:56

    ...o seculo 21 ja chegou no campo faz muito tempo, só jornalistas de esquerda e mal informados, como essa senhora, é que nao enxergaram ainda.

    2
    • sergio antonio schleder Barreiras - BA

      Jornalista de esquerda e Burra, incompetente, acho interessante arrendar terras indígenas, desde que o resultado do arrendamento seja revertido em benefícios para a comunidade da aldeia, com saúde, educação, moradia, para que as famílias passam ter uma vida digna, e não viver com as migalhas que a Funai repassa, precisa, criar um concelho dentro da comunidade para administrar a renda do arrendamento e usar bem o dinheiro.

      Dentro dessas comunidades indígenas, pode ter índios com capacidade para para se tornar agricultor e produzir também, em suas terras, só falta dar a oportunidade, e colocar em suas mãos máquinas, para produzir, e uma boa orientação técnica, e vão ver como eles sabem trabalhar.

      Conheci em Barra do Garças, um índio chamado Humberto, na sua Aldeia, ele queria plantar, produzir soja, milho, arroz, comprar maquinas, mas a Funai o considerava como um menor de idade, que não podia assumir responsabilidade, sendo que a Funai era o tutor dele, e não deu condições do índio Humberto, realizar o sonho de ser agricultor.

      Mas empresário, e agricultores da região, o ajudaram, emprestando máquinas, e financiando outras para ele começar o plantio, ai veio o problema maior a Funai não queria deixar ele plantar nas terras da sua própria aldeia, mas foi resolvido com uma autorização especial, concedida pela direção da Funai em Brasília.

      Passar mais de 30 anos, e as noticias que sei é que ele ampliou suas lavouras, comprou mais maquinas, carros, e vive com qualquer outro cidadão brasileiro, deu condições de seus filho cursarem faculdades, mas sempre se preocupou com os seus irmão da sua Aldeia.

      Os índios só precisam de oportunidades, e orientação séria, e não de uma Funai que só os explora. a Funai tem que pessoas sérias, ou ser extinta.

      0