Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 07/11/2017 12:26

    Quando vejo um tema sendo discutido com várias (e põe várias nisso), opiniões diferentes, me pergunto: qual é a causa principal? qual o motivo?... O homem, dentro de sua arrogância, busca o domínio da natureza, e a atividade que mais depende dos fatores naturais são as atividades do setor rural.

    Técnicas são desenvolvidas com o intuito de minimizar as variações do ciclo natural. Ocorre que novas regiões estão sendo ocupadas para a produção de matérias primas para o consumo humano e, condições edafoclimaticas diferentes são as novas barreiras a serem "dominadas". Aí ocorre a condição de erros & acertos.

    O binômio solo-planta muitas vezes são esquecidos. Segundo alguns especialistas uma mesma classe de solo apresenta duas características: eutrófico e distrófico. Além das diferenças na propriedade química, o primeiro se distingue do segundo pela estrutura física, onde os teores de argila nos seus horizontes causam um desequilíbrio na capacidade de absorção e retenção de água, ou seja, são solos que pela sua gênese sempre vão apresentarem "problemas".

    Há uma corrente de especialistas que defendem uma melhoria no meio (solo) para que microrganismos livres do solo se desenvolvam e construam as condições benéficas para o desenvolvimento de plantas.

    Enquanto isso vamos estar ouvindo "discursos" de várias correntes de pensamento e, empresários & campesinos satisfazendo os interesses de grupos em aplicar a doutrina socialista de "LUTA DE CLASSES".

    Em pleno século XXI, estamos escrevendo uma história que vai arrepiar quem a ler daqui a uma ou duas décadas.

    1