Fala Produtor - Mensagem

  • JAIRO AUGUSTO RAIZI Iracema do Oeste - PR 13/11/2017 09:14

    Aqui no médio-oeste do PR (Iracema do Oeste, PR) consideramos que a soja de um modo geral está em 60% com boas condições, 20% razoável e 20% ruim, isto numa mesma área de plantio. Técnicos consideram que o fator responsável está sendo o clima...., mesmo com chuvas em boas condições... porém a disparidade de temperaturas, choque térmicos e umidades excessivas, influenciam no crescimento, causando determinados aparecimentos de fungos, sendo citado a macrophomina, além da falta de rotação de cultura, e plantios/colheitas sendo realizadas em meio terra úmida, compactando assim o solo. Diante da tal situação analiso minha realidade: "Solo corrigido, adubação complementar com chorumes de suíno, sementes com analises de boa germinação e vigor, plantio efetuado em condições excelente com ótima emergencial de plantas. Com a vinda de chuvas severas, começam a aparecer as disparidades no seu desenvolvimento, e isto está acontecendo em toda a nossa região. Dai surge o questionamento: tanto investimentos, principalmente em tecnologias caras (sementes fiscalizadas, adubação de base, tratamentos fúngicos etc) para um resultados de início frustrante... "Seria a Natureza educando o ser humano?, "pois se não mudarmos por amor, mudarás pela dor", com diz Ana Maria Primavezi, Dr. em Agroecologia " Na vida nada é cientificamente comprovado, pois, a ciência hoje diz algo e amanhã é ultrapassado, porém, a Natureza na dimensão do seu criador, está sim é sábia".

    1
    • R Jaraguá do Sul - SC

      Amigo Jairo não desanime... a vida do agricultor nunca foi fácil e creio que nunca será... concordo com seu questionamento no sentido de que mesmo fazendo tudo certo, mesmo investindo de forma inteligente podemos ter frustrações com o resultado.

      O fato é que existem inúmeras outras variáveis as quais não temos gestão, e não para desanimar por causa disso. Creio que é correto afirmar que uma boa plantação PODERÁ trazer bons resultados porém plantar mal CERTAMENTE terá mal resultado.

      Não desanime Jairo, continue firme e certamente será gratificado com bons resultados.

      Abraço, fique com Deus.

      0
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Jairo, a situação das lavouras no PR piorou muito de sábado para cá. A quantidade de reboleiras de soja morrendo é assustadora. Tem muita lavoura que já tem indicação de replantio. Bateu o desespero em muita gente. O milho safrinha está cobrando a fatura. Não existe rotação de cultura, não existe plantio direto na palha. Lavouras plantadas em aveia estão normais.

      1
    • leandro carlos amaral Itambé - PR

      Venho batendo nessa tecla faz tempo..., se fizer rotação e colher 10 sacas a mais se consegue R$ 600,00.., para se obter o mesmo valor com milho é preciso 30 sacas... e para conseguir essas 30 sacas de milho safrinha....

      0
    • JAIRO AUGUSTO RAIZI Iracema do Oeste - PR

      O Agronegócio é cada vez mais apaixonante diante das tecnologias que vem nos oferecendo, porém, menos mão de obra, mais investimentos nos induzindo a aumento de áreas plantadas (apropriação ou arrendamentos), muito corre corre nos momentos de plantio ou colheita, menos lucro para o produtor e mais lucros para as patentes. O nosso País tão imenso e existem inúmeras vocações agrícolas, porém, devemos unirmos para que os patenteadores não nos sufoquem.

      0