Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 03/01/2018 03:29

    Artigo no blog do escritor Percival Puggina ( http://www.puggina.org ...), com título bem "sugestivo": CAVEIRA DE BURRO: --- "O presidencialismo brasileiro, com tão longa história de fracassos, se tornou um caso de fetiche. Nenhuma ideia na cabeça de um presidente se concretiza se não estiver antes na cabeça da maioria parlamentar. A importância da eleição do Congresso é uma obviedade que grita nas páginas da História! "

    Ocorre que o sistema eleitoral vigente no país é cheio de "veredas que se bifurcam", termo usado por Jorge Luís Borges, e nós simples mortais, ficamos à mercê das estratégias dos profissionais da política.

    Só para reforçar, segue o artigo, cujo título é: Renovação do Congresso deve ser menor em 2018, segundo o Diap...

    "Estudo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) projeta um índice menor de renovação do Congresso nas eleições de 2018, abaixo da média de 49% dos últimos cinco pleitos. As razões apontadas são: maior número de candidatos que vão tentar a reeleição; redução para 45 dias do tempo de campanha; base eleitoral já consolidada de quem tem mandato; maior poder de barganha dos atuais congressistas nas negociações com os partidos por tempo de TV e recursos do fundo eleitoral para financiar suas candidaturas.

    Interesses. Os analistas do Diap, entidade que há 34 anos observa o comportamento do Congresso, apostam no aumento do número de deputados federais que vão buscar a reeleição por um motivo: manter a prerrogativa de foro.

    Os investigados. Para o Diap, a Lava Jato só terá efeito nas eleições de 2018 se os políticos começarem a ser julgados pelo Supremo antes da campanha. Caso contrário, terão o álibi de dizer que são inocentes.

    A pleno vapor. Rodrigo Maia (DEM) está montando equipe de suporte técnico e de comunicação para apoiar sua candidatura ao Planalto em 2018. A primeira reunião com o marqueteiro será na semana que vem."

    Em: http://rota2014.blogspot.com.br/2018/01/renovacao-do-congresso-deve-ser-menor.html

    1