Fala Produtor - Mensagem

  • Marcio David Tupanciretã - RS 12/01/2018 15:33

    Será que eles sabem que a América do Sul está sob influência climática do fenômeno "La Niña"? Tem que revisar a produção pra baixo. Região central do RS tá muito seco...

    0
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Caro Marcio, outro dia li um artigo da imprensa americana sobre a situação das lavouras aqui na América do Sul. Mostrava mapas de índice de vegetação, feito por satélites. Quanto mais verde , melhores estavam as lavouras. Quanto mais marrom, piores. Grande parte da Argentina e Rio Grande do Sul estavam da cor marrom. Um bom pedaço do Paraguai também. O Paraná tinha pouca coisa de marrom e muitas regiões tinham a cor branca, que significava normalidade. O dito consultor dizia que estava tudo bem no Mato Grosso, e que essas pequenas áreas amarronzadas não influenciariam na safra. Já se tornou piada o fato dos consultores somente prestarem atenção no Mato Grosso. Realmente é o maior produtor de soja do Brasil, com 30 mi de toneladas. Mas o Sul do país produz somente 40 mi de toneladas. Coisa pouca. O Rio Grande produz 18 mi de toneladas de soja, e grande parte está sob forte stress hídrico. Nem vou comentar sobre a Argentina. Em todas as áreas existem corruptos e safados. Nas consultorias e na imprensa não é diferente. Notícia influencia muito o mercado. Pode render alguns bilhões para quem as manipula. O que custa pagar algumas centenas de milhares de reais ou dólares para se divulgar algo de interesse de algum grupo? Por que será que a JBS comprou o Canal Rural? quem é o maior comprador de milho e farelo de soja no Brasil? quem é o maior comprador de gado do Brasil? Sem contar a Conabe o IBGE, que mentem descaradamente. Por isso nossos produtos não valem nada. Vale para quem os revende na forma de carne ou alimentos industrializados. Sinto em dizer que não vai melhorar. Num futuro muito próximo, produtores de cereais serão integrados como são os criadores de frangos e suínos. Peão sem 13º salário que ganham o esterco no final do ano. Nos EUA já tem produtor de soja e milho integrado. Agricultor somente terá seu valor reconhecido quando o mundo passar por uma fome generalizada. Não pensem que vamos ganhar dinheiro, pois será imoral lucrar com a desgraça alheia. Vamos trabalhar mais por migalhas. O futuro da agricultura não é muito bonito. Tomara que esteja enganado.

      3
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Carlos, sinto-me lisonjeado em dizer, como o primeiro da fila, ... PARABÉNS... Essa é a mais pura realidade ...das realidades... que vislumbram os inocentes produtores rurais... PARABÉNS... do fundo do coração de uma simples velho matuto !!!

      1