Fala Produtor - Mensagem
-
Celso de Almeida Gaudencio Londrina - PR 28/02/2018 21:31
-
Celso de Almeida Gaudencio
Londrina - PR
Posso enviar por e-mail os Dominios ecológicos que sempre deveriam prevalecer, escevi artigos dobre isso durante o debate do código.
-
Celso de Almeida Gaudencio
Londrina - PR
Domínios Ecológicos Brasileiros e o ambiente rural, por Celso de Almeida Gaudencio - Experiente em Sistemas Rurais. Os sistemas de produção rural brasileiros estão assentados nos diferentes domínios ecológicos, associados às essências florestais e interagindo com o homem.
São os sistemas de produção que irão quantificar a necessidade de florestas no Brasil.
Os Domínios Ecológicos Brasileiros, apresentados na ECO 92, são: Floresta Amazônica, Caatinga Nordestina, Cerrado do Brasil Central, Mata Atlântica, Florestas e Campos Meridionais, e Pantanal Mato-Grossense.
Qualquer outra classificação não atende à realidade ecológica em que atividade rural e a reserva florestal estão ou podem ser estabelecidas.
No Paraná, a produção rural esta predominantemente localizada no Domínio Ecológico ¨Florestas e Campos Meridionais¨, em três planaltos e diferentes solos, entre os quais, latossolos vermelhos, roxos e brunos, podzólicos e litólicos, e não no ambiente costeiro.
Constitui erro de interpretação ecológica incluir a atividade produtiva do Paraná no Bioma Mata Atlântica. Caso fosse assim, o referido bioma costeiro alcançaria o sopé dos Andes, se não houvesse a fronteira com a Argentina e o Paraguai, constituindo uma aberração.
Salienta-se então que o mal traçado ¨Biomas do Brasil¨ não tem nenhuma utilidade para definir política agropecuária, reserva florestal ou ambiental.
É noticiado que irão gastar uma soma expressiva de recursos públicos e de produtores rurais no estudo para elaborar a política florestal e/ou ambiental, tomando como base os chamados Biomas do Brasil, o que por certo, se configura um erro lastimável de interpretação.
Tecnicamente não se pode aceitar tal diretriz, deixando de lado o que foi definido por numerosa plêiade de notáveis pesquisadores da Embrapa, na ECO 92.
Poucos vão ler e levar em conta tal posicionamento, mas a conclamação esta posta, sem omissão à relevância do tema, considerando ainda, que a tempo para mudança de rumo nos referidos estudos.
Na constituição dos ecossistemas de produção rural há que se respeitar o ciclo das águas com a imprescindível proteção florestal das nascentes. Parte das margens dos cursos de água deve ser composta de florestas para proteger a fauna aquática, o que se convencionou chamar de reserva permanente. Mas dizer que toda beira de rio deva ter mata é um exagero que deve ser desmitificado.
Áreas com declive acentuado podem ser ocupadas, em patamares ou não, com espécies perenes tais como: pastagem, café, uva, chá e cana-de-açúcar, entre outras.
Nas várzeas férteis poderão ser implantadas culturas anuais, desde que se preservem as nascentes florestadas.
Do exposto, infere-se que, sem erro de conclusão, são os Ecossistemas Rurais de Produção que irão definir a maior ou menor necessidade de reservas florestais em cada propriedade, respeitando as particularidades dos diferentes Domínios Ecológicos Brasileiros, e não baseados nos mal fadados biomas, que desconsideram os fundamentos ecológicos do homem interagindo com a natureza.
Fonte: JL Jornal de Londrina - Ponto de Vista 23/04/10
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Eu gostaria de entender se o mapa do IBGE definindo a localizaçao dos Biomas do Brasil ... ele difere do conceito de Dominios Ecologicos Brasileiros definidos pelo Sr Celso Gaudencio... Do ponto de vista dos ambientalistas internacionais, a vegetaçao florestal conserva e regulariza o regime hidrico de chuva e evaporaçao, bem como sequestra CO2 de forma diretamente proporcional ao INCREMENTO do volume de madeira... Para mim, agricultor, tanto faz a vegetaçao ser de um bioma ou de outro... -Neste ponto compartilho com a sabedoria chinesa, tanto faz o gato ser preto ou pardo... o importante e' que pegue os ratos.
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Eu gostaria de saber tambem se considerando uma floresta secular ja' no seu regime adulto --- portanto com INCREMENTO de madeira insignificante --, seria muito menos util ao cambate do aquecimento global, do que uma lavoura de milho---
-
Celso de Almeida Gaudencio
Londrina - PR
Carlo Meloni.. Nos ditos biomas houve erro de interpretação... Ex. considerar o parque do Iguaçu como localizado na costeira Mata Atlântica.
-
Celso de Almeida Gaudencio
Londrina - PR
Embrapa, ECO 92 - Distribuição dos domínios ecológicos brasileiros