Fala Produtor - Mensagem

  • Celio Porto Fernandes Filho Espírito Santo do Pinhal - SP 15/04/2018 10:52

    CAFÉ: Neste ano as propriedade com minimo indispensavel de custo fixo vão precisar de 6 litros de cafe por planta para zerar custos... O que daria em torno de 32 sacas beneficiadas por hectare. Contabilizados juros de emprestimos rurais - que foram do minimo ao necessario, e depreciação de maquinas, etc -- a conta aumenta... A insignificante participação da produção no resultado financeiro da cadeia praticante está fazendo uma mudança drastica na composição desses produtores... Grandes produtores de café, cuja atividade principal está longe da produção, por um lado, e pequenos e já velhos produtores que tem o cafe como uma remuneração minima de sobrevivencia (e muitas as vezes, para não afirmar como fato, o resultado do seu trabalho) não atinge o salario minimo vigente... A saida está no pequeno produtor se unir em Cooperativas, industrializar seu produto e participar do resultado final da comercialização do café. A meu ver, não há outra saída para a grande maioria de pequenos e médios produtores cuja renda provem da atividade café.

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Celio, esse seu comentário me fez lembrar de um vídeo que assisti do professor Olavo de Carvalho, em que ele falava sobre a facilidade que existe nos EUA para que os trabalhadores se alimentem bem, consigam comprar uma casa, um carro... E dizia também que toda a dificuldade imposta aos trabalhadores brasileiros é proposital, os donos do poder, o establishment quer isso mesmo, que o trabalhador mal ganhe para comer e não tenha condições de mais nada. Fico pensando em quantas vezes já vi isso, pessoas que trabalham como burros de carga só conseguindo o mínimo necessário para a vida e para o próprio trabalho e suas necessidades. Enquanto isso os chamados grandes bebem nas fartas fontes de dinheiro público, mesmo que saibam que a atividade não irá permitir pagar as despesas, pois contam com a amizade de políticos e outros grandes "empresários" com a certeza de que sempre serão socorridos. Esses realmente não querem mudança alguma no país.

      1
    • Celio Porto Fernandes Filho Espírito Santo do Pinhal - SP

      O mercado remunera o que se necessita. O excesso da produção fica nas mãos dos produtores, assim como os custos de produzi-lo... A politica da agroindustria é incentivar a oferta, vinda de infinitos produtores... com isso, garantem a certeza do fornecimento a valores por ele impostos... Nossa saida é a verticalização do nosso negocio, nos empenharmos no agronegocio onde o produtor é o dono da participação do resultado final da cadeia. Com todos os valores agregados.

      0