Fala Produtor - Mensagem

  • Everard Alves Portero Almodôvar - Portugal 25/04/2018 10:09

    Alguém poderia informar o motivo de o Brasil ter abandonado a politica de estoques públicos de café , principalmente pela dcaf (departamento de cafe do ministério da agricultura) e também reduzido drasticamente os estoques da conab? Pelos relatórios que li, os estoques privados também reduziram nos últimos anos. Não seria hora de aumenta-los?

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Everard, no Brasil que conheço, a palavra público tem um sinônimo não declarado que chama-se corrupção, logo todo e qualquer poder transferido para o órgão público, de qualquer setor, pode esperar, dali uns tempos tem denuncia de corrupção.

      Nosso sistema de governo, tem que sofrer muitos ajustes, creio que lá por 2100, alguma coisa deva ter melhorado, mas nós não estaremos aqui para ver, não é?

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Quanto aos estoques de café do Brasil, devemos ser realistas: O mercado é insensível a sentimentos. ... Todo bem produzido tem o seu custo e, às vezes o mercado "não aceita" esse custo oferecendo um preço abaixo. Você sendo o detentor do bem, tem duas alternativas: vende pelo preço aviltante, ou não vende e aguarda o preço que acha justo.

      Ocorre que a commodity café é fruto de uma árvore originária da Etiópia, ou seja, atravessou o oceano para ser cultivada no Brasil. Atualmente, países da Ásia estão aumentando sua área de cultivo, com relevância para o Vietnã. Esse país tem ofertado o bem num valor competitivo e, consequentemente conquistam mercado. Será que não é mais uma migração da cultura "café", cruzando oceanos?

      Ah! Uma lei pré-mercado é: Baixar custo de produção !!!

      0