Fala Produtor - Mensagem

  • CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA Foz do Iguaçu - PR 25/04/2018 18:16

    PRODUTOR DE GUARAPUAVA (PR) BATE RECORDE NACIONAL DE PRODUÇÃO DE SOJA -- Com 149,08 sacas por hectare Marcos Seitz é o novo campeão do Desafio de Máxima produtividade do CESB... O produtor Marcos Seitz, de Guarapuava (PR), é o campeão do Desafio de Máxima Produtividade 2016/2017 realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). Além disso, o paranaense registrou o novo recorde nacional de produção de soja ao estabelecer 149,08 sacas por hectare (sc/ha). O recorde anterior era de 141,8 sc/ha, registrado na safra 2014/2015. Os números representam quase o triplo da média nacional de produção de soja. O anuncio do vencedor aconteceu nesta terça-feira (13), na cidade de Passo Fundo (RS).

    Esta foi a quarta participação consecutiva de Marcos Seitz no Desafio, e a segunda vez que conquistou o título. Na safra 2012/2013 ele registrou a produção de 110,5 sc/ha para ser o campeão. Naquela ocasião ele também registrou o novo recorde nacional.

    Neste ano o CESB recebeu mais de 5 mil inscrições de produtores rurais interessados em produzir mais soja, na mesma área de plantio. O número é 12% maior do que o registrado no ano passado. "O recorde de adesões representa a importância que as pesquisas, novas tecnologias e o uso da sustentabilidade no campo adquirem no dia a dia do produtor de soja", explica o presidente do comitê Nery Ribas.

    O evento de premiação também coroou os campeões de produtividade nas demais regiões do país. Na região sudeste o campeão foi José Renato Nunes da cidade de Capão Bonito (SP), com 108,26 sc/ha. Nas regiões norte e nordeste quem venceu o Desafio foi Leandro Ficagna de Luis Eduardo Magalhães (BA), com 95,76 sc/ha. Na região centro-oeste o produtor Elton Zanella registrou na cidade de Campos de Julio (MT), a produção de 122,20 sc/ha, a segunda maior marca na safra 2016/2017.

    Plataforma de conhecimento

    Nos próximos anos o CESB pretende contribuir e influenciar ainda mais no aumento da produtividade. Para isso iniciou o desenvolvimento de uma plataforma para disseminar a alta produtividade, com sustentabilidade e rentabilidade dos campeões do Desafio. "O produtor sabe que o campo apresenta riscos e desafios. O nosso comprometimento é ajudá-lo a caminhar pela trilha da alta produtividade", explica Nery.

    1
    • Sergio Aquiles Bellotto Palmital - SP

      Deveriam ter divulgado o custo por hectare.deveriam fazer um concurso não de maior produtividade e sim de maior lucratividade. produzir mais com menos

      1