Fala Produtor - Mensagem

  • Nelson Luquiari Piratininga - SP 21/05/2018 18:42

    Sou totalmente favorável a que todos os que estão inseridos no agronegócio, quer sejam grandes ou pequenos produtores, sejam contribuintes da CNA. Porém, venho informar que no meu município a Prefeitura local exigiu que na declaração do ITR o valor da terra nua fosse ajustado conforme tabela do IEA o que elevou, no meu caso, a um ajuste de mais de 250% no valor da terra nua do ano de 2.016 para o ano de 2.017. Considerando minha condição de mini produtor, vejo com dificuldade de como contribuir com a CNA, dada a rentabilidade de pequenas propriedades, uma vez que a base de cobrança da contribuição sindical toma como referência a informação do ITR.

    11
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Nelson, me desculpe, mas se o Sr. concordou com essa ordem absurda da prefeitura, o senhor entregou o seu direito de agir na mão de terceiros e, convenhamos, com interesses de lhe ferrar.

      Acho que ainda está em tempo do senhor, consertar o erro em pagar esse aumento abusivo do ITR. Converse com alguém do ramo do direito, pois deve existir leis que o protejam de tais absurdos.

      No caso do pagamento já efetuado, pode-se alegar que houve um erro no valor arrecadado e, pedir a devolução do valor a mais. Enfim, converse com algum advogado da área.

      Só para animá-lo, aqui no município, vieram com essa conversa, mas eu não aceitei e, continuo pagando o mesmo valor dos anos anteriores. Até o momento não me aconteceu NADA... com relação a ser acionado pela justiça, por não ter aceito uma ordem de um arrecadador de imposto.

      1