Oil World: China deve aumentar em 9,2% compras de oleaginosas na safra 11/12
A projeção da consultoria alemã é de que as compras chinesas de oleaginosa cheguem a 59,1 milhões de toneladas nesta temporada, ante as 54,1 milhões importadas no ciclo anterior.
"A produção doméstica de oleaginosas vem registrando uma tendência de queda nos últimos anos como resultado de uma redução da área e de uma pequena ou quase nenhuma mudança na média de produtividade. Por isso, a demanda requer um aumento das importações chinesas", informou a Oil World.
A China é o maior importador mundial de soja, respondendo por 59% das importações globais da safra 2010/11, de acordo com números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). No ano passado, a produção chinesa de soja correspondeu a 5,7% da safra mundial da oleaginosa.
De acordo com a consultoria, a safra 2011/12 de soja da China está estimada em 13,6 milhões de toneladas,ante a projeção anterior de 14,9 milhões de toneladas. Já a colheita de canola deve ser de 11,6 milhões de toneladas, contra as 12,2 milhões projetadas anteriormente.
Delegação chinesa visita os Estados Unidos
O comunicado da Oil World divulgado nesta terça-feira ainda dizia que a dependência chinesa pela soja norte-americana deve aumentar em função da estiagem que provocou uma séria quebra na produção da América do Sul.
"É muito provável que se registrem compras adicionais de oleaginosas nas próximas semanas, até mesmo porque uma delegação do governo chinês está a caminho de uma visita aos Estados Unidos", informou a Oil World.
0 comentário
Mercado da soja encerra semana sob pressão sazonal em Chicago e cautela com eleições e câmbio no Brasil
Plantio de soja de MT atinge 10,23% e mantém atraso inicial, diz Imea
Soja recua em Chicago nesta 6ª feira com farelo caindo mais de 1% e demanda chinesa ainda no radar
Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil