O Brasil no mercado futuro com "estimativas" do passado

Publicado em 10/02/2012 11:07 e atualizado em 10/02/2012 11:44
Por Valdir Edemar Fries, produtor rural em Itambé/PR.
Há mais de uma década o mundo se organiza para enfrentar o mercado globalizado, e, para tanto, altos investimentos em tecnologias foram desenvolvidos e implantados por inúmeros países com o objetivo de se obter melhores resultados. A tecnologia, aliada à informação, se transformou em ferramenta extremamente importante para que possamos enfrentar os obstáculos impostos pelas adversidades econômicas, políticas e sociais.

O mundo se volta cada vez mais para a questão da SUSTENTABILIDADE, e a grande maioria das políticas econômicas e sociais está sendo focadacom em relação ao abastecimento de alimentos, envolvendo diretamente o sistema produtivo do AGRONEGÓCIO.

Governos de vários países investem maciçamente em pesquisas tecnológicas, subsídios e garantia de renda aos seus produtores rurais,com um diferencial de eficiência e precisão ainda maior quando em beneficio da economia quando se trata de levantamentos e de pesquisa de produção e de mercado visando não só o abastecimento interno de seus produtos, mas principalmente para obter no mercado externo a garantia de rentabilidade com as oscilações de preços. O mundo gira em torno de informações e um relatório de uma simples estimativa de safra pode fazer a diferença dos preços de mercado, mas esta pequena diferença preço de mercado que pode chegar ao produtor rural faria muita diferença na economia de quem produz.

Em síntese, muitos países se preocupam no que vão divulgar em relação aos seus resultados de estimativa de safra preocupados com as consequências econômicas de toda cadeia produtiva. 


No entanto o que acontece em nosso Brasil??? O que acontece“no país que pretende se caracterizar como o grande seleiro mundial”, é totalmente o contrário. Aqui temos um governo diga-se: MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, que “coordena” as suas Instituições do setor do AGRONEGÓCIO BRASILEIRO que estão muito distante da realidade de um mundo globalizado.

O incompetente e arcaico setor de pesquisa e estimativas de produções futuras da CONAB, somada a equipe de analise e divulgação de tais resultados estimados, demostram claramente a irresponsabilidade de um governo em relação a economia nacional que tem no AGRONEGÓCIO a garantia de abastecimento interno e superávit do PIB.

Registramos isso porque em um mundo INFORMATIZADO com capacidade de gerenciar a gestão de negócios a nível mundial em frações se segundos, tenhamos em nosso grande país chamado BRASIL um sistema de pesquisa e divulgação de resultados tão incompetente e arcaico que provocam de maneira geral perdas econômicas muito maiores que as provocadas pelos efeitos climáticos que ocorrem Brasil afora.

As bolsas de mercado & futuro operam em alta e baixa das commodities ao sinal de qualquer clicar de informações divulgadas por empresas e analistas de mercado, ainda mais quando se trata de uma estimativa de safra feita e divulgada por uma Instituição governamental de um país.

O governo esta sendo incompetente e irresponsável quando permite a divulgação de resultados de uma pesquisa feita em quatro dias sendo colocada à LUZ DO MERCADO 19 dias após. O que o Governo tem ganhado com divulgação da estimativa de safra com perdas estimadas em 3,5 % da inicias, e ou 8,1 % de perdas em relação aos principais produtos como a soja e o milho???

Estimativas feitas em 16 a 20 de janeiro e divulgadas em rede mundial de informações somente em 09 de fevereiro, ou seja 20 dias após a avaliação das perdas,provocando perdas econômicas que se agrava ainda mais não pelo simples fato dos 20 dias para divulgação, mas porque este resultado divulgado já esta ultrapassado e trava a alta das commodities diante das perdas que ocorreram posteriormente a 16 de janeiro.
 
As perdas de produção acumuladas nestes mesmos período de 20 dias são mais graves que a registrada pela CONAB, uma vez além de ter ocorrido perdas de produção no que esta sendo agora colhido, já provoca perdas em cima do que esta planejado a se plantar. Qual o resultado disso tudo???

Pior que não produzirmos é estamos perdendo economicamente em cima do temos produzido ou do pouco que iremos produzir, uma ver que a “ESTIMATIVA DA CONAB” influência diretamente no preço das commodities. Estas perdas de preço no mercado sofre dado àsproduções superestimadas impedindo alta dos preços aos níveis de compensação ao produtor pelas perdas de produção. As estimativas de produção podem influencia diretamente nos preços e por consequênciasesta pequena melhora de preço pode salvar a economia de quem produz.

O Ministério da Agricultura, pecuária e “ABASTECIMENTO” não tem a preocupação necessária que se exige um mundo globalizado. O governo não sabe o tamanho do rombo que provoca na economia nacional pela falta de eficiência e eficácia de seus gestores.

Não queremos subestimativas para forçar preços, mas sim de estimativas reais e precisas que informem o mercado à LUZ DO DIA. Instrumentos e cabide de instituições atreladas ao governo existem, é só usar da tecnologia e trabalhar que os resultados devem aparecer em beneficio de todos.

Como pode um o setor produtivo de um País vivendo em um mundo globalizado operarno mercado futuro de commodities com estimativa do passado???

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valdir Edemar Fries

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário