Chicago: grãos sentem pressão do financeiro e do clima nos EUA
Publicado em 07/05/2012 12:17
O dia negativo no mercado financeiro e as condições climáticas favoráveis ao plantio da safra 2012/13 nos Estados Unidos estão pressionando o mercado internacional de grãos nesta segunda-feira.
Após encerrar o pregão noturno com baixas de dois dígitos nos principais vencimentos, a soja iniciou a sessão regular perdendo mais de 11 pontos. Porém, recuperou parte das perdas e por volta de meio-dia (horário de Brasília), as perdas estavam entre 5,25 e 11 pontos. O milho e o trigo também operam do lado negativo da tabela, porém, com perdas mais modestas.
Hoje, os investidores mostram-se mais avessos ao risco com a macroeconomia temerosa depois do resultado das eleições na França e na Grécia no último domingo (6). O mercado acredita com os novos governantes, o pacto de austeridade firmado na Zona do Euro possa estar ameaçado.
Além disso, os traders enfrentam dias sem novidades no campo fundamental, o que também impede que os preços voltem a subir vertiginosamente. Paralelamente, os investidores buscam posicionar-se melhor nesses dias em que atencedem a divulgação do próximo relatório de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), no próximo dia 10 de maio, quinta-feira.
Na França, Nicolas Sarkozy deu lugar ao socialista François Hollande, que já prometeu menos austeridade. Na Grécia, os dois partidos pró-austeridade e pró-europeus gregos, o Pasok (socialista) e a Nova Democracia (direita) perderam para uma formação radical de esquerda, a Syriza, contrária ao memorando de acordo da Grécia com os credores do país, que passa a ser a segunda força política do país, e o partido neonazista Chryssi Avghi (Amanhecer dourado).
Clima nos EUA - De acordo com informações da agência internacional de notícias Bloomberg, as lavouras nas principais regiões produtoras dos EUA são favorecidas pelo clima quente e úmido, uma vez que pode garantir uma boa produtividade norte-americana.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto