DA REDAÇÃO: Apesar da importância do agronegócio, poder político em favor do setor é reduzido, diz ex-ministro da agricultura
Publicado em 11/05/2012 13:18
e atualizado em 11/05/2012 16:14
Brasil tem boas lideranças, mas falta maior articulação entre elas. Em véspera de sanção presidencial para novo Código Florestal, falta de coordenação entre líderes pode prejudicar os interesses do agronegócio brasileiro.
O ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, conta que, durante a sua experiência no governo, apesar de ter em mente as necessidades do agronegócio e o que poderia fazer para viabilizar melhores condições aos produtores rurais brasileiros, encontrou muitos empecilhos. De acordo com ele, o poder desse Ministério para, por exemplo, construir estradas, portos e criar melhores mecanismos de comércio, era limitado.
Esses “instrumentos estavam em outros ministérios”, afirma. A situação, de certa forma, é incoerente ao considerar que o setor responde por mais que o dobro do saldo da balança comercial brasileira, compreende 23% do PIB (Produto Interno Bruto) e emprega um terço da população. “O Ministério da Agricultura não tem força no conjunto do governo”, acrescenta.
No Congresso Nacional, não faltam lideranças para trabalhar assuntos como Código Florestal, Funai, transgênicos e trabalho escravo. Porém, na visão do ex-ministro, falta articulação entre elas, problema que impede a existência de um discurso uniforme entre os defensores da produção de alimentos.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas
1 comentário
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Paulo de Tarso Pereira Gomes Brazópolis - MG
Com todo Respeito ao grande ruralista Roberto Rodrigues não concordo que temos boas lideranças, se fosse assim o Ministro da agricultura atual nunca ocuparia o importante cargo por ser incapaz, com toda frente parlamentar com mais de 300 votos aprovando o novo código e ser questionado até por partidos nanicos e com voz maior que a deles é ridículo, falta liderança sim dentro e fora do congresso, já imaginaram um líder propor uma redução de 20 % na produção e ser atendido pelo setor rural organizadamente!!!!!!! o governo cairia de quatro com certeza, por ai vai mesmo com posições quase simplórias mas que resolvem, falta mesmo é atitude de nossos lideres.