CBOT: Após sessão volátil, grãos fecham o dia no vermelho
Publicado em 07/08/2012 18:09
A volatilidade e a forte especulação no mercado internacional de grãos deve se manter até meados de setembro, segundo explicaram analistas de mercado. A indefinição climática nos Estados Unidos e a espera pelos novos números do USDA têm tirado a convicção do mercado e nesta terça-feira (7), não foi diferente.
Os futuros da soja, do milho e do trigo operaram durante todo o dia com muita volatilidade na Bolsa de Chicago e acabaram fechando os negócios em território negativo. No milho e no trigo as baixas foram menos expressivas, já a oleaginosa perdeu mais de 20 pontos em importantes vencimentos.
Depois de meses sendo castigadas pela seca total, as lavouras norte-americanas voltaram a receber algumas chuvas, as quais pressionaram o mercado. Entretanto, ainda não se tratam de chuvas suficientes para conter os danos causados pela estiagem.
Além disso, novos mapas climáticos indicam mais chuvas para os próximos 10 a 16 dias em importantes regiões produtoras do Meio-Oeste, onde está localizado o cinturão produtor dos EUA. Porém, esses mapas são do modelo climático norte-americano, o qual não vem se mostrando muito preciso nos últimos meses.
Paralelamente, o mercado atua mais na defensiva antes da divulgação do relatório de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) que acontece nesta sexta-feira.
À espera desses novos números, os fundos acabam realizando lucros uma vez que acreditam em uma redução não tão expressiva da produtividade norte-americana, como explicou o operador de mesa da MPLB, Flávio Oliveira. Segundo Oliveira, isso deve ser visto principalmente no caso da soja, uma vez que a oleaginosa ainda sustenta algum potencial de recuperação nas próximas semanas caso o clima se configure de forma mais favorável.
Veja como ficaram as cotações no fechamento desta terça-feira:
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira