DA REDAÇÃO: Falta de chuvas pode atrasar plantio da soja em Assis Chateaubriand (PR)

Safra 2012/13: Falta de chuvas pode atrasar em até 30 dias plantio da soja verão em Assis Chateaubriand (PR). Produtores podem cumprir contratos de entrega da oleaginosa com atraso e plantio milho safrinha mais tarde.
Publicado em 27/08/2012 11:54 | Atualizado em 27/08/2012 13:49
Plantio da soja verão em Assis Chateaubriand (PR) deve ter início com atraso em função da falta de chuvas. Município não recebe precipitações há 30 dias e previsões climáticas apontam para chuvas no dia 16 de setembro, um dia após o fim do vazio sanitário. No entanto, para semeadura será necessária dessecação sequencial do solo.

Segundo o produtor rural Edson Martins Jorden, se previsão se confirmar, produtores irão iniciar plantio da soja somente em outubro. Acarretando atrasos nos contrato futuros. Aproximadamente 30% da oleaginosa do município foi comercializada antecipadamente.

Além do atraso nos contratos, plantio da safrinha também seria prejudicado, com início após o período ideal, que é até 20 de fevereiro. “A cada um dia de atraso no plantio, atrasamos sete dias o início da colheita, trazendo riscos de geadas e menor luminosidade. Este ano, por exemplo, a falta de luminosidade afetou muito a safrinha. Tínhamos a expectativa de colher 250 sacas/alqueire e a produtividade média é de 180 sacas/alqueire, uma quebra média de 30%.

Caso atraso na safrinha se confirme, produtores diminuirão uso de tecnologias, nitrogênio de cobertura, adubos e etc. nas lavouras, diminuindo também produtividade do cereal. Saca de milho é comercializada a R$26.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário