DA REDAÇÃO: USDA reduz produtividade nas lavouras de soja
Soja:ao contrário das expectativas do mercado, relatório do USDA reduz produtividade das lavouras e estimula a volta às compras por parte dos fundos. Cotações devem continuar subindo.
Publicado em 12/09/2012 17:57
| Atualizado em 12/09/2012 19:50
Após a divulgação do relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) a soja encerrou o pregão da Bolsa de Chicago com altas expressivas. No vencimento de setembro/2012 a oleaginosa fechou em US$ 17,40 bushel, com ganhos de 44,25.
Segundo o analista da New Edge, Daniel D’Ávilla, o mercado esperava que o órgão pudesse melhorar a produtividade das lavouras de soja, em função das chuvas no meio-oeste dos EUA. Mas, na contramão dessa expectativa o relatório reportou números mais baixos, e consequentemente uma produção menor.
“Com isso os fundos que estavam vendendo no mercado, entraram comprando novamente, tivemos um grande volume negociado hoje (12) na CBOT. A estimativa é que o mercado tenha comprado cerca de 15 mil contratos de soja, nesta quarta-feira”, explicou D’Ávilla.
Em decorrência desse cenário, o analista sinaliza que o mercado tem fôlego para buscar novas altas, as cotações da oleaginosa podem alcançar até US$ 18,50 por bushel. E o início do plantio na América do Sul será determinante para direcionar os preços.
“Temos que observar o começo do plantio no Brasil, o Paraná começa a plantar na próxima semana, se chover, mas o clima não está muito apropriado, está meio complicado. Precisamos de uma safra boa para ver os preços cedendo um pouco mais”, afirmou o analista.
Além disso, amanhã (13) será divulgado o resultado da reunião do Banco Central norte-americano, e a perspectiva é que seja anunciado um pacote de estímulo à economia dos EUA. A expectativa é que haja a extensão dos juros próximos a zero até 2015, o que pode enfraquecer o dólar.
“Devido a essa situação, podemos ter mais capital especulativo interessado em commodities, e se isso acontecer podemos ter as cotações subindo novamente com mais dinheiro entrando no mercado”, falou D’Ávilla.
Ainda de acordo com o analista, a crise na Zona do Euro não deve prejudicar esse cenário, uma vez que, a Suprema Corte Alemã apoiou hoje (12) o fundo de resgate para países com dificuldades na Zona do Euro. O que contribuiu para que as bolsas no mundo trabalhassem em alta.
“O cenário é bom, a princípio as condições climáticas no Brasil não são muito boas, o início do plantio pode atrasar um pouco e somados a essas notícias de macroeconomia, e o relatório do USDA a tendência é que os preços fiquem mais fortes e sustentados a esses patamares ou possam subir um pouco mais”, finalizou.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp?
Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal
0 comentário
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família