Grãos: Mercado ensaia recuperação depois de recuo na sessão anterior
Publicado em 30/10/2012 11:12
A soja, o milho e trigo operam em terreno positivo na Bolsa de Chicago nesta terça-feira (30), com os principais vencimentos dos grãos operando próximos da estabilidade, ensaiando uma recuperação depois do forte recuo de ontem. Na sessão de segunda-feira (29), os futuros da soja encerraram o dia perdendo mais de 30 pontos.
Para Steve Cachia, analista de mercado da Cerealpar, o movimento de ontem foi bastante técnico e as baixas foram bastante exageradas dado o momento pelo qual passam os preços no mercado internacional. Cachia explicou ainda que a chegada do furacão Sandy aos Estados Unidos também esfriou os negócios, preocupou os mercados e fez com que muitos fundos preferissem ficar fora do mercado neste pregão de segunda-feira, o que contribuiu para as baixas.
Entretanto, explicou ainda que, com as quedas, os preços acabam se tornando mais atrativos para os investidores, que voltam ao mercado e confirmam a demanda mundial ainda se mostra muito aquecida, principalmente pela soja norte-americana e por parte da China.
"Se olharmos o cenário macro de médio e longo prazo a história de oferta reduzida e estoques baixos continua, por isso o mercado volta a subir", diz Cachia.
Depois de uma acomodação do mercado, os investidores passam a enxergar com mais clareza que o quadro de oferta x demanda no médio e longo prazo permanece bastante apertado e, além disso, em algum momento será necessário, novamente, um racionamento da demanda pela oleaginosa. "Com isso, entende-se que esse racionamento virá com um preço mais elevado e, consequentemente, os preços que estão sendo praticados hoje são considerados baratos", reafirmou o analista.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira