Safra 2012/13: Após perdas das últimas temporadas, produtores do RS dão início a plantio da soja

Publicado em 07/11/2012 16:10
O Rio Grande do Sul dá início ao plantio da safra de soja verão. Em Catuípe, na região das Missões e em Cruz Alta, produtores investem no plantio das culturas de verão, após severas perdas do plantio 11/12 em função da estiagem e das geadas de setembro que dizimaram parte dos cultivos de trigo.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Catuípe, Ernani Cézar Bernardi, umidade do solo é boa e precipitações que aconteceram nesta primavera favorecem plantio no município. Até o final da semana plantio deve chegar a 30% e expectativa é de produtividade média de 50 sacas/hectare.

Em Cruz Alta, semeadura deve chegar a 50% da área nos próximos dias. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Airton Carlos Becker, no ciclo 11/12 foram plantados 86 mil hectares com soja, acréscimo para este ciclo deve ser de 4 mil hectares.

Negociações futuras, no entanto, seguem a passos lentos em ambos os municípios. Após prejuízos das últimas safras, produtores se mantêm cautelosos quanto a vendas antecipadas. De acordo com Becker, vendas não foram maiores em função das quebras nas produções passadas, que prejudicaram cumprimento de contratos dos produtores. Esperança para Estado é de que El Niño contribua com maior volume de chuvas.
 
São Paulo

No interior de São Paulo, enquanto algumas regiões estão com plantio parado devido à falta de chuvas, produtores de Cândido Mota estão com semeadura praticamente concluída.

Segundo presidente do Sindicato Rural, João Motta, em relação aos últimos anos semeadura está antecipada em 15 dias e irá favorecer cultivo da safrinha de milho, que ocupará área da soja, em torno de 140 mil hectares.
 
Mato Grosso do Sul

Produtores de Laguna Carapã (MS) estão prestes a concluir plantio da soja verão e já preparam cultivo da safrinha de milho. De acordo com o técnico agrícola, Antonio Rodrigues Neto, parte dos insumos da segunda safra já foram negociados e produtores esperam abertura das negociações para o cereal em torno de R$25.

Para novembro, expectativas são de volume menor de chuvas e em algumas localidades chuvas de manga já preocupam sojicultores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário