Em Chicago, grãos ainda aguardam pelos números do USDA e caminham de lado

Publicado em 08/11/2012 10:03 | Atualizado em 08/11/2012 14:47
Nesta quinta-feira (8), os futuros dos grãos negociados na Bolsa de Chicago operam mais um dia próximos da estabilidade, com os negócios oscilando de forma pouco expressiva. Os investidores aguardam pela atualização dos números de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) que será reportada nesta sexta-feira, 9. 

"O mercado está na defensiva, operando com leve alta depois de uma performance relativamente boa de ontem, diante do cenário externo com o petróleo registrando uma forte queda, assim como as bolsas. Então, hoje, mercado esperando pelo próximo relatório do USDA", explicou o operador de mesa da corretora McDonald & Pelz, Flávio Oliveira. 

O novo reporte do departamento norte-americano, de acordo com analistas, não deverá apresentar muitas alterações em relação às ultimas estimativas divulgadas no início de outubro. Para Oliveira, o que se espera é um pequeno aumento na produção e produtividade de soja dos EUA, porém, poderá ser visto alguma revisão para cima também no campo da demanda. 

Caso isso de fato aconteça, os estoques finais poderiam vir abaixo do esperado, fazendo com que o relatório pudesse até mesmo ser considerado altista para os preços no mercado internacional. "O mercado vem trabalhado perto de um suporte importante, a a base do vencimento janeiro que já é o mais líquido de US$ 15 o bushel, testou esses níveis no início da semana e ganhou força perto dali". 

Com isso, o operador diz ainda que, por conta dessa situação de estoques ajustados e demanda aquecida, a tendência é de preços sustentados até o final deste ano e o início de 2013 até que se confirme uma safra grande na América do Sul. 

Acompanhe a entrevista de Flávio Oliveira sobre o andamento do mercado nesta quinta-feira:

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal
Tags:

0 comentário