DA REDAÇÃO: Índios morrem por falta de assistência no Pará
Questão indígena: índios no Pará morrem por falta de transporte até o hospital, médicos e remédios. Por isso, o Ministério Público Federal do Pará move ação civil pública por conta da questão de saneamento e do abastecimento de água nas aldeias indígenas, que estão em condições precárias.
Publicado em 12/12/2012 13:35
| Atualizado em 12/12/2012 16:08
De acordo com a procuradora do Ministério Público Federal do Pará, Meliza Barbosa, foi encaminhada uma recomendação para a 6ª Câmara de Coordenação e Revisão que cuida das causas das minorias, entre elas a dos indígenas. Foi acordado que nessa semana iniciada no dia de 10 de dezembro, dia da saúde indígena, seriam movidas ações judiciais e recomendações com vista para cobrir a questão da saúde dos índios.
“Por isso, movemos quatro recomendações que dizem respeito à saúde indígena que exige uma melhor condição de higiene na casa de saúde dos índios, que é considerada um entreposto, após receber alta do hospital os índios vão para essa casa”, afirmou Meliza.
A procuradora destaca que já havia sido feita uma vistoria no local, e as condições verificadas no local eram insalubres. Em decorrência dessa situação foi recomendado que cuidassem do problema e contratassem mais mão de obra terceirizada para promover a higienização na casa. Além disso, a questão do saneamento e abastecimento de água nas aldeias é preocupante haja vista que são precárias, conforme afirma Meliza.
Assim como em outras localidades do país, a procuradora sinaliza que na região também há problemas de conflitos entre indígenas, madeireiros e produtores rurais. “Existe essa conflito de estação ilegal de madeira e terra indígena, com isso estamos sempre acionando o Ibama e a Funai”, disse Meliza.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp?
Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal
0 comentário
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família