DA REDAÇÃO: Seca prejudica safras de soja, milho e feijão em Campos Novos (SC)

Publicado em 05/04/2013 11:08 e atualizado em 05/04/2013 15:57
Safra 2012/13: Produtores colhem soja em Campos Novos (SC) com perda média de 15% na produtividade em função de estiagem. Para o milho verão, produtividade caiu de 180 para 120 sacas/hectare. Feijão também tem perdas de 50% e Canola é novidade para cultivo de inverno.
Em Campos Novos (SC) duas estiagens, uma em setembro e outra em dezembro, prejudicaram o ciclo das culturas de verão. Segundo o engenheiro agrônomo da Coocam, Silvio Zanon, o primeiro período de seca durou quase 30 dias e atingiu o plantio do milho. Já a segunda seca prejudicou o enchimento de grãos e a produtividade, que deveria ser de 180 sacas, atualmente tem média de 120 sacas/hectare. 

Já para a soja, as perdas foram menores, a expectativa inicial de produtividade era de 60 sacas/hectare, mas ficou em 50 sacas/hectare. O feijão também sofreu com a seca de dezembro e a quebra ficou em 50% com produtividade média de 30 sacas/hectare. 

Após os prejuízos na safra de verão, os produtores já planejam o cultivo das culturas de inverno. A área plantada com trigo no município deve ser semelhante à da temporada anterior, com 7 mil hectares, segundo Zanon. 

Alguns produtores da região também irão investir em um projeto piloto para cultivo de 1 mil hectares de canola. De acordo com o engenheiro, os produtores que irão cultivar canola já têm contratos fixados em valores semelhantes aos praticados para a soja, mas com custo 50% menor em relação à oleaginosa. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário