DA REDAÇÃO: Milho: Mercado precifica atraso no plantio nos EUA e preços registram ganhos de mais de 40 pontos na CBOT
“As chuvas no norte do Corn Belt, essa água vem para os rios que já estão cheios e o mercado espera que haja mais alagamentos e o plantio possa atrasar ainda mais. Mercado aguarda que o relatório de atualização de plantio fique abaixo de 10%, enquanto que a média dos últimos anos é de 26%”, explica o analista.
Frente a esse cenário, a expectativa é que os futuros da soja e milho operem com bastante volatilidade até agosto, quando haverá uma melhor definição da safra norte-americana. Além disso, os estoques do cereal nos EUA são baixos e a sensibilidade em cima do clima e do resultado da safra do país é grande, destaca Molinari.
“Essa sensibilidade é diária e vai acrescentar e retirar pontos dos preços nos próximos dias, até pelo menos concluir a safra dos EUA. O plantio do milho já está atrasado e deverá atrasar a colheita também, o que pode trazer alguns pontos para as cotações da safra velha”, sinaliza o analista.
Paralelo a esse quadro, Molinari afirma que o ano de 2013 é complicado em termos de definição de tendência de preços, uma vez que há grandes expectativas em relação ao clima durante o desenvolvimento da safra dos EUA. Por outro lado, as puxadas nos preços futuros podem ajudar os produtores brasileiros a liquidarem a safrinha brasileira, conforme acredita o analista.
No Brasil, a expectativa é que o Governo faça 4 milhões de contratos de opção para tentar garantir o preço mínimo aos produtores. No entanto, Molinari alerta que os agricultores devem estar atentos aos custos, prazos de entrega dos contratos. “O produtor terá que analisar se aproveita os movimentos de alta na CBOT para liquidar ou dependerá de contratos de opção”, finaliza o analista.
0 comentário
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família