China importa mais soja em junho com portos do Brasil menos congestionados
A Administração Geral Alfandegária da China informou, nesta sexta-feira, que as importações de soja do país aumentaram e atingiram um volume recorde de 6,93 milhões de toneladas. O aumento foi de 23% em relação ao mesmo período do ano passado e 36% se comparado a maio deste ano.
As compras maiores se deram, segundo analistas, com o crescimento dos embarques de soja do Brasil depois que o congestionamento nos portos do país foi amenizado. No período de janeiro a junho de 2013, os chineses compraram 27,49 milhões de toneladas de soja, um volume, porém, menor do que o registrado no primeiro semestre do ano passado.
Ainda essa semana, o Centro Nacional de Informações sobre Grãos e Óleos da China (CNGOIC) afirmaram que as compras da China de janeiro a maio foram significativamente menores, com uma redução de aproximadamente 3 milhões de toneladas.
Agora, os grandes volumes importados têm pressionado os preços da oleaginosa no mercado interno chinês, além de, segundo o CNGOIC, prejudicar as margens de esmagamento no país.
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira