DA REDAÇÃO: Ministro da Justiça promete portaria para demarcações de terras indígenas até o fim deste mês
Portaria sobre demarcações de terras indígenas anunciada pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já está com um mês de atraso. O Ministro havia prometido essa portaria em maio, quando ocorreu a morte de um índio na fazenda Buriti (MS), e, agora, a promessa é que a portaria sairá até o final deste mês.
A avaliação de José Eduardo Cardozo e de outros representantes do governo, como a Casa Civil e a Advocacia Geral da União, é que em função das manifestações populares no mês de junho, não havia clima para se apresentar essa portaria.
A reivindicação de fazendeiros e governantes dos estados que enfrentam problemas com invasões indígenas é que não só a Funai seja ouvida no caso de demarcações de terras indígenas, mas também outros órgãos, como a Embrapa e o Incra.
No momento, a portaria é a solução mais rápida para esse conflito, uma vez que a lei complementar que regulamentará o artigo da constituição que trata de demarcações de terras indígenas depende do Congresso Nacional e os parlamentares estão em recesso.
0 comentário
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família