DA REDAÇÃO: Produtores seguem amedrontados em São João do Caru (MA)
Em São João do Caru (MA), os produtores rurais seguem amendrontados pela situação tensa e incerta sobre a situação de suas terras. Nesta terça-feira (28), foi realizada uma reunião com representações da CNA e da FAEMA para levar uma palavra de conforto e esperança aos moradores.
Segundo Arnaldo Lacerda, presidente da Comissão de Pequenos Proprietários de Terra e Agricultores de São João do Caru, em entrevista ao Mercado & Cia., do Canal Rural, as informações recebidas por parte do Incra são distorcidas, fazendo com que os agricultores acreditem estar caminhando para uma situação parecida com a dos desabrigados da gleba Suiá-Missu, em Mato Grosso.
Lacerda lembra que os moradores de São João do Caru são todos pequenos agricultores que vivem de cultivos como mandioca e arroz. Cerca de 1.200 famílias compõem a área reinvindicada de 118 mil hectares. A área indígena Awá-Guajá, que reinvindica o espaço, já possui 800 mil hectares.
O presidente conta também que a notificação aos moradores para deixarem suas casas está sendo feita de forma confusa. "A notificação está sendo jogada dentro das cadas. Em várias regiões, o pessoal não foi notificado. Ninguém está entendendo". De acordo com ele, os produtores possuem dois cadastros no Incra, datados dos anos de 2009 e 2013. "Hoje somos considerados ocupantes de má fé, sendo que vários órgãos do governo já liberaram financiamentos".
Antes do prazo estabelecido, os agricultores vêm perdendo seus privilégios na região. "Já não estão rematriculando os alunos dos povoados nas escolas. Estão retalhando antes do prazo determinado".
0 comentário
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família