DA REDAÇÃO: Mesmo com trégua das chuvas, prejuízo já foi instalado em Sorriso (MT)
Em Sorriso (MT), a chuva deu trégua nos últimos dias, mas o prejuízo já foi instalado nas lavouras, com grande quantidade de grãos ardidos de soja, propriedades ilhadas e áreas abandonadas. É o que conta Laércio Pedro Lenz, presidente do sindicato rural do município, em entrevista para a segunda edição do Mercado & Cia., do Canal Rural.
Segundo Lenz, ainda é difícil identificar o percentual da perda. Sorriso e vários outros municípios do estado já decretaram estado de emergência.
A colheita é dificultada não só pelas chuvas, mas também pela armazenagem, uma vez que as máquinas estão paradas aguardando caminhões voltarem dos armazéns. "Não estão dando conta de secar a soja", conta Lenz.
O presidente lembra que os anos de 1994 e 2004 apresentaram situações semelhantes à atual e que todo o setor agrícola deve ser reformado para se preparar para uma outra ocasião como essa. Algumas variedades de soja plantada são mais resistentes à umidade do que as outras, mas não há uma variedade específica para proteger totalmente os grãos.
0 comentário
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família