Argentina: Colheita do arroz vai bem, mas há preocupação com os altos custos

Publicado em 25/03/2014 13:19

Os produtores de arroz da Argentina terão uma boa produção neste ano, apesar de ter havido uma queda na área semeada. Segundo Jorge Paoloni, presidente da Federação de Entidades Arrozeiras Argentinas, o principal inconveniente que a produção enfrenta é o alto custo, de quase mil dólares a tonelada, impulsionado principalmente pelo aumento dos combustíveis. Ainda assim, o país mantém um importante saldo exportável e abre novos mercados, como o Iraque.

"A colheita vai bem. Produziremos entre 1,3 e 1,4 milhão de toneladas. Será uma campanha similar à anterior. A área este ano foi um pouco menor, mas o saldo exportável será considerável, de 800 mil toneladas", afirmou Paoloni ao programa Entre el Campo y la Ciudad, da Rádio Colonia.

Com a abertura de mercados e a desvalorização na última safra, a Argentina conseguiu encontrar uma posição frente ao mercado internacional para impulsionar suas exportações.

No entanto, o aumento dos custos acende luzes amarelas. "A ideia é recuperar a área perdida. Assim não é fácil para o pequeno e o médio produtor. Os custos estão entre 1800 e 2000 dólares por hectare". A gasolina também traz grandes complicações ao setor, uma vez que os produtores utilizam 500 litros por hectare semeado".

Com informações do InfoCampo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal
Tags:

0 comentário