DA REDAÇÃO: Presidente da ABTP fala sobre possível investimento do governo brasileiro em porto uruguaio
O possível financiamento do superporto no Uruguai pelo governo brasileiro poderá competir diretamente com portos brasileiros, principalmente no sul do País. O financiamento seria de 80% do porto, com uma quantia que chegaria a mais de U$500 milhões de dólares. O presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli, comenta que a obra tornaria os portos brasileiros como auxiliares e questiona a falta de melhorias. "Não somos contra a exportação de serviço, pelo contrário, nós somos a favor. Somos contra o fato de que nossos portos precisam avançar muito em termos de competitividade", explica.
No ano passado, a expectativa era de que o governo investiria aproximadamente U$ 200 milhões de dólares, mas foi investido pouco mais de U$ 15 milhões. Segundo Wilen, os portos brasileiros enfrentam muitos problemas, principalmente de acesso, e que não faz sentido investir em portos internacionais. Manteli também comenta que o porto do Uruguai será de águas profundas e que isso atrai carga, mas que o porto do Rio Grande - o mais próximo - também teria condições de se tornar um porto do mesmo tipo.
O programa Mercado & Cia entrou em contato com o BNDES, que esclarecem que não há pedidos de financiamento em relação a esse porto, porém já foram divulgadas notas imprensa nacional e uruguaia.