No Valor: Dilma tem tarefa urgente de recuperar confiança empresarial, diz IIF
Reeleita, a presidente Dilma Rousseff enfrenta agora a tarefa urgente de despertar o “espírito animal” dos empresários, para libertar a economia de uma combinação de inflação elevada e estagnação econômica, afirma Ramón Aracena, economista-chefe para a América Latina do Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês). Ele considera, porém, que vários fatores tendem a dificultar o desafio da presidente de recuperar a confiança do setor privado.
“Primeiro, o ajuste necessário implica reverter muitas políticas adotadas no seu primeiro mandato. Segundo, o mercado ainda precisa ser convencido de que a mudança é um retorno duradouro a um arranjo baseado no regime de metas de inflação, disciplina fiscal e câmbio flutuante”, observa Aracena. “Terceiro, a oposição política às iniciativas da presidente tendem a ser mais fortes, devido à margem estreita de vitória e à maior fragmentação do Congresso”, diz ele, em relatório divulgado nesta sexta-feira.
Leia a notícia na íntegra no site do Valor Econômico.
1 comentário
Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron
Telmo Heinen Formosa - GO
O Senhor Aracena do IIF acredita que o governo brasileiro adotará uma abordagem gradual, o que sugere uma recuperação demorada da economia. “Hesitação sobre políticas é um luxo que pode deixar o Brasil atolado com crescimento anêmico e deterioração contínua de suas contas públicas e externas, o que pode levar o país a perder o grau de investimento”, afirma o economista do IIF, a associação que reúne os principais bancos do mundo.
> O que ele não sabe é o treinamento para ser terrorista que a Dilma recebeu quando era jovem. MENTIR muito e acreditar firmemente nas mentiras foi uma das primeiras e mais importantes lições. Agora quer diálogo... conosco?