Escritório de meteorologia da Austrália eleva alerta de El Niño

SYDNEY (Reuters) - O Oceano Pacífico na região dos trópicos está mostrando sinais renovados de condições de El Niño, disse nesta terça-feira o Bureau Australiano de Meteorologia.
A agência elevou seu sistema de monitoramento para "alerta" ante "observação", indicando que há pelo menos 70 por cento de chance de ocorrência de El Niño. O fenômeno climático é o aquecimento da água da superfície do Pacífico, que ocorre a cada 4 a 12 anos.
O El Niño pode provocar seca em algumas partes do mundo e chuvas excessivas e enchentes em outras.
O escritório acrescentou que nem todos os indicadores passaram a apontar para o El Niño, mas disse que mesmo que o fenômeno não ocorra com intensidade total, as temperaturas mais elevadas no oceano "aumentam as chances de impactos semelhantes aos do El Niño".
(Por Jane Wardell)
0 comentário
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (18) para todo o Brasil
Centro-Norte do Brasil tem alertas para chuvas intensas até 6ª feira (19)
Chuvas intensas atingem a divisa de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo nesta quarta-feira, alerta o Inmet
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (17) para todo o Brasil
Inmet divulga previsão para a semana com chuvas volumosas esperadas sobre Mato Grosso
Frente fria avança com chuvas para Sudeste e Centro-Oeste a partir desta terça-feira (16)