Caiado solicita informações da Abin sobre Petrolão para CPMI da Petrobras
O líder da Oposição no Congresso Nacional, Ronaldo Caiado (Democratas-GO), apresentou requerimento na CPMI da Petrobras para solicitar informações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre as irregularidades cometidas na estatal.
O documento protocolado nesta terça-feira (25/11) argumenta que a agência ligada diretamente à Presidência da República é a responsável por “planejar e executar ações, inclusive sigilosas, relativas à obtenção e análise de dados para a produção de conhecimentos destinados a assessorar o presidente”. Ele acredita que diante do que será apresentado, o Brasil poderá saber o verdadeiro grau de conhecimento sobre o Petrolão que existia no Palácio do Planalto.
“Ora, se a função da Abin é levar conhecimento à presidente daquilo que está ocorrendo, vamos pedir esses relatórios que devem existir sobre um crime que há indícios por todas as partes. Se não houver informações, então não há razão de a Abin existir”, comentou o democrata.
Caiado também argumenta que, uma vez aprovado, este poderia ser o caminho pelo qual a comissão descobriria definitivamente o quanto que havia de engajamento da presidente Dilma no esquema. As revelações poderiam revelar a culpa da mandatária pelos crimes de prevaricação, ou mesmo de responsabilidade.
“Quanto mais se apura, mais próximo o esquema está do Palácio do Planalto. Precisamos chegar ao fim de linha desse propinoduto e cada vez que avançamos descobrimos que ele aponta diretamente para a Presidência da República”, concluiu.
0 comentário
Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron