Safra de café deve cair 2,7% em 2015 para 43,9 milhões de sacas, aponta IBGE

Publicado em 12/02/2015 12:40

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em seu Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de janeiro nesta quinta-feira (12), a safra de café em 2015 deve ter seu terceiro ano consecutivo de queda na produção. O órgão estima que sejam colhidas nesta temporada 43,9 milhões de sacas de 60 kg, uma redução de 2,7% em relação a 2014.

A produção de café arábica deve alcançar nesta temporada 32,2 milhões de sacas, com ligeira alta de 0,8% em relação a 2014. Já a de robusta deve cair 11,3% para 11,7 milhões de sacas. 

A queda na projeção do IBGE, segundo o próprio Instituto, deve-se as altas temperaturas e ao baixo volume de chuvas que prejudicou o desenvolvimento dos cafezais no final do ano passado e início de 2015 não só no Sudeste, principalmente no Espírito Santo, maior estado produtor do robusta, com participação de 69,5% do total.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • Joao Paulo de Oliveira Andradas - MG

    Previsao de safra da conab e ibge, eu nem perco meu tempo em ver seus numeros totalmente conflitantes e equivocados para mim previsao de safra com seriedade sera a da Procafe nessa eu confio o resto e mais do mesmo, quanto ao clima tivemos chuvas nesse inicio de fevereiro, mas basta um dia de tempo aberto e vem aquele calor assustador, terrivel difícil de aguentar, vamos torcer para que esse calor amenize, e as chuvas continuam para estancar as perdas.

    0
  • Marcelo c barbosa Araxa - MG

    Prezado Amarildo Sartorial,

    Os dois orgaos do governo sao incopententes.

    Eu acredito apenas na Fundacao Procafe se disserem que a producao sera de 50 Milhoes da sacas de cafe eu vou acreditar.

    O resto neste governo incopentente Nao vamos perder tempo vamos pedir o impeachment desta PTresidenta ImcoPTente.

    0
  • walter mora San Jose/Costa Rica - CR

    Buen dia amigos productores de cafe del mundo. Es lamentable que un producto que desde que uno se incorpra a sus tareas diarias esta en nuestra primer comida del dia y es lamentable que personajes que lucran a sabiendas que estan contra corriente de tendencia de un producto que esta mas que notificado en el mundo entero que va faltar cafe que exiten problemas en cosechas a nivel del mundo , que los stock se estan consumiendo y presionan al mercado para sangrar al sector productor . Lo que van a optener es que el cafe va faltar pero mas que todo porque NO se siembra , porque el productor va comprender que es mejor producir menos pero con calidad superior y con valores agregados donde las multinacionales se veran afectadas al productor NO producir cantidades sino calidades para clientes especiales donde el tostador pequeño reconoce el esfuerzo del productor y van de la mano donde las utilidades se reparten equitativamente ,para que el negocio NO TERMINE mas bien lo publicitan y hacen trabajo en conjunto. Y el mercado de New York que lo unico que refleja es un mercando constante que si un productor , exportador o $$ multinacional NO encuentra tostador GRANDE $$ para comprar su cafe se envia a estas bodegas y comiensan a formarse los stock Bancarios a bajo precio y sus tendencias financieras donde el cafe que llega NO es el mejor, es un cafe de segunda calidad regido por un estandar de defectos tolerables establecido por los grandes tostadores mundiales es la bodega de los tostadores manipuladores del mundo.

    Pera la pelea del ser productor va radicar en buscar a esos pequeños tostadores del mundo que compran el cafe que tuestan a estos MANIPULADORES DE CAFE $$ ya existen y compran y se relacionan con productores en el origen pero a un nivel minimo HAY QUE DARSE A LA TAREA DE BUSCARLOS y RELACIONARSE YA QUE JUNTOS ES EL FUTURO DEL CAFE PARA LOS DOS INTERESADOS. Nota hablo de cafe fino gourment especial que se produce en condiciones muy especiales y con valores y standares propios de cada productor donde la zona donde se produce reune esas condiciones..

    saludos caficultores a buscar a esos pequeños tostadores si el internet es un problema diganle a sus hijos de ellos es el futuro de este negocio ........

    0
  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES

    Como pode dois órgãos do governo divulgar na mesma semana informações sobre estimativa de safra de café relativa ao ano de 2015 com distorções? Ontem a Conab divulgou um numero de 45,3 milhões de sacas e hoje o IBGE divulga outra com 1,4 milhões de sacas a menos. Na visão dos produtores, todas as duas estão equivocadas. O IBGE estima inclusive aumento na produção do arábica no momento em que, como já comentei hoje aqui neste espaço, ocorreu uma visível diminuição dos cafeeiros produtivos e função das renovações forçadas pela seca que vem dizimando lavouras. Segundo pessoas sérias ligadas ao setor com o Armando Matielli, vai ser uma festa se chegarmos a 40 milhões de sacas. Será que não há comunicação entre esses dois órgãos? Ou eles estão disputando quem erra mais....vamos ver no final.

    0