Produção mundial de açúcar deve registrar excedente de 500 mil toneladas mesmo com redução na produção da China e do Brasil
O levantamento da FCStone prevê um excedente de mais 500 mil toneladas de açúcar na safra 2015/16. Na temporada passada esse excedente era de 4 milhões de toneladas.
Para João Paulo Botelho, consultor da FCStone, essa redução no saldo pode significar um possibilidade de na próxima safra o setor eliminar o superávit da produção. No entanto, o quinto ano consecutivo de excedente representou "uma elevação muito grande de todos os estoques da cadeia e esses estoques estão pressionando as cotações internacionais, que devem continuar ao longo do ano", afirma.
Em alguns países houve redução na produção, assim como Brasil e China, porém outros países com a Índia aumentaram significativamente a produção, mostrou o levantamento. Na China a diminuição ficou acima de 20% na produção interna, sendo um dos principais motivos às condições climáticos que influenciaram os produtores a investirem em outras culturas.
As cotações em baixa na Bolsa de Nova Iorque (NYBOT) têm desestimulado a produção de açúcar e favorecido a migração para o etanol. Por isso, Botelho estima "esse superávit não ser mais registrado" nas próximas temporadas. No vencimento julho/15 o açúcar é cotado a 13,58 US$/libra peso.
"O único fator que pode dar sustentação para o preço do açúcar é o consumo de etanol. Os dados de acompanhamento de safra indicam que o consumo de etanol está reagindo muito bem aos estímulos das políticas do governo", declara o consultor.
O levantamento da FCStone apontou também que o mix está mais alcooleiro, podendo chegar a 57,3% (26,4 bilhões de litro) de produção da matéria prima destinada ao etanol. Diante disso, o total da moagem do Centro-Sul deve alcançar 583 milhões de toneladas, o que seria um aumento de 2% em relação a safra passada, mas estaria 2% menor que a produção da safra 2013/14.
"Provavelmente será um ano melhor que a safra passada. Apesar dos preços do açúcar em dólar estarem muito baixos, o dólar acabou compensando um pouco dessa queda, então os preços do açúcar em reais estão mais ou menos em linha com o ano passado, enquanto temos muito estímulos para o aumento do consumo do etanol, o que deve melhorar a remuneração, e também teremos um disponibilidade de matéria prima um pouco maior que pode permitir um aumento da receita das empresas", analisa Botelho.
0 comentário
Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol