Apesar do anúncio do Plano Safra na última semana, recursos ainda não estão disponíveis para os produtores rurais. Atenção ao dólar

Publicado em 09/06/2015 10:08
Apesar do anúncio do Plano Safra na última semana, recursos ainda não estão disponíveis para os produtores rurais e planejamento da próxima safra continua comprometido. Setor está atento, principalmente, à variação do dólar que impacta na formação dos preços e em maiores custos de produção.

Mesmo após o anúncio do Plano Agrícola e Pecuário, na última semana, os produtores estão relatando que não conseguem ter acesso aos recursos que deveriam estar disponíveis. O mesmo aconteceu no inicio deste ano, quando foram anunciados 9 bilhões para atividades de pré-custeio, mas além de juros a 9,5% a maior dificuldade aconteceu no momento da liberação do crédito.

"Apesar de anunciado, os bancos não possuem as diretrizes, normas e também não receberam o comunicado ainda, que deve ser publicado no diário oficial da união", afirma o produtor rural Frederico D'Ávila.

Os atrasos na divulgação e liberação das linhas de crédito prejudica o planejamento dos produtores, que já deveria estar adquirindo insumos para a safra de verão. Além disso, a atual conjuntura econômica do país agrava ainda mais a necessidade dos produtores em adquirir o crédito para garantir melhor oportunidades de negociação, haja vista que os custos de produção estão elevados em todas as regiões do país.

Segundo ele, somente a partir do mês de julho os recursos do Plano Safra 2015/16 serão disponibilizados pelo agente financeiro. "Todo aquele recursos que anunciaram, não é de se admirar, que saia apenas 20% ou 30%. Então, eles já mentiram para o agricultor no começo do ano, não é de se espantar que minta pela segunda vez", declara o produtor.

 

Preços

Para D'Avila, os atuais níveis de preço para a safra nova - cerca de R$ 71,00 a R$ 73,00 nos portos - ainda são remuneradores mesmo com o aumento significativo dos custos de produção. A preocupação no momento é quanto à variação do dólar, que se permanecer nesses níveis de preço, pode compensar eventuais quedas na Bolsa de Chicago.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário