Bloqueio atmosférico deve provocar estiagem em MT e Matopiba a partir da próxima quarta-feira(10). Chuvas continuam no Sul do país

Publicado em 07/12/2015 16:17
Bloqueio atmosférico deve provocar estiagem em MT e Matopiba a partir da próxima quarta-feira(10). Chuvas continuam no Sul do país

A região Centro-Oeste e o Matopiba, que já vem sofrendo com a falta de chuvas no período do plantio da soja, podem ter um agravamento desse cenário nos próximos dias. De acordo com o agrometeorologista da Somar Meteorologia, Marco Antônio dos Santos, a partir do dia 10 de dezembro um bloqueio atmosférico deve impedir que as precipitações avancem para o Brasil Central.

Enquanto os produtores do Centro-Oeste e Matopiba devem se preparar para um novo período de tempo seco. No Sul do país as chuvas irão continuar em grandes volumes, influenciado pelo El Niño.

O bloqueio que se inicia na próxima quarta-feira e deve durar até a segunda quinzena de dezembro, pode agravar a situação das lavouras de soja - principalmente no Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Bahia - que já estão sendo prejudicadas pelas chuvas irregulares.

"Em anos de El Niño como estamos agora, as chuvas ficam muito concentradas no Sul do Brasil, e as precipitações diminui, ou cessão, no Matopiba. O plantio está atrasado - pode ter avançado nos últimos dias - mas deve voltar a paralisar no final dessa semana", explica Marco Antônio.

Essa ausência de umidade no solo pode potencializar as perdas no campo que já ocorrem nesta safra 2015/16. "No máximo que poderá acontecer, como nós estamos já beirando o verão, é ter algumas áreas de instabilidade se formando sobre a região central e norte devido a umidade da Amazônia, mas serão muito irregulares e de baixa intensidade", alerta Santos afirmando que esse cenário deve afetar a finalização do plantio da soja, o desenvolvimento das lavouras já implantadas e atrasar a semeadura do algodão nessas regiões.

Já no sul e parte do sudeste, a concentração das chuvas irá impedir o avanço do plantio da soja e milho, os tratos culturais, e causar danos também nas lavouras de café e cana-de-açúcar, com exceção do sul do Rio Grande do Sul - onde as plantações de arroz devem ser beneficiadas por um período de baixa precipitação.

Segundo Santos, esse bloqueio deve começar a perder força somente a partir do dia 20 de dezembro, fazendo com que as chuvas retornem ao Brasil Central, e permaneçam até a primeira quinzena de janeiro 2016. "Mas a preocupação é agora, porque há muita soja precisando de água - tem áreas com mais de vinte dias sem receber chuvas, chove na região, mas não lavoura, e essas plantas estão morrendo", ressalta o agrometeorologista.

Esse cenário deve impactar também no plantio do milho safrinha, que pode ser postergado. Por outro lado, alguns produtores que não conseguiram finalizar a semeadura da soja, podem optar em investir na cultura do milho safrinha a partir de janeiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário