Com maior incidência da mosca branca nas lavouras de soja, produtores de MT devem combater as ninfas
Podcast
Com maior incidência da mosca branca nas lavouras de soja, produtores de MT devem combater as ninfas
Download
O clima seco na safra 2015/16 principalmente no Centro-Oeste, contribuiu para a propagação de insetos nas lavouras. No Mato Grosso, a mosca branca é a maior preocupação dos produtores.
De acordo com a entomologista da Fundação MT, Lucia Vivan, a presença de fumagina, que é um dano colateral do inseto, evidencia a alta população da praga nas lavouras do Estado.
"Geralmente temos ataque de mosca branca em períodos mais secos, apesar de termos uma permanência dessa população durante todo o ano, mas com certeza esse clima mais seco que tivemos esse ano propiciou um aumento maior. Em algumas regiões do Mato Grosso ela inicia o ataque na cultura da soja, migrando para as áreas de algodão e feijão"
Esses insetos podem causar danos diretos e indiretos às culturas. Os danos diretos são causados pela sucção da seiva, quando se alimentam, provocando alterações no desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta. Já entre os danos indiretos se destaca a transmissão de vírus e a fumagina (fungo preto que cobre a folhagem das plantas).
Estudos apontam que uma população acima de 15 ninfas por folha, já causando perdas na produtividade. Por isso, é importante que os produtores além de realizarem o controle dos adultos, também devem combater as ninfas para evitar o crescimento populacional.
"Nós podemos trabalhar controlando os adultos, mas isso deve ser feito em uma situação bem inicial da colonização, porque depois disso já temos a ninfa e se utilizarmos um produto que combate só o adulto, a forma jovem vai continuar a desenvolver", alerta
Com a sucção da seiva, a mosca prejudica a fotossíntese das plantas deixando-as amareladas. Os danos mais severos podem ser observados a partir da fase de enchimento do grão.
0 comentário
MT começa plantio de soja com atenção especial a riscos do El Niño em 2026/27, diz Imea
Tombo na soja: USDA surpreende, CBOT derrete e saca perde até R$ 5 no Mato Grosso
China eleva estimativa de importação de soja por demanda acima do esperado
Soja cai forte em Chicago com tombo de 3% no petróleo e mercado em compasso de espera pelo USDA
Estoques curtos e prêmios firmes sustentam a soja no Brasil em meio a nova disparada em Chicago
Efeito Xi Jinping e Petróleo: Soja dispara em Chicago e saca no porto de Paranaguá bate R$ 165,50