Alerta de veranico e a influência sobre as lavouras de soja serão discutidos em circuito de palestras no PR
Nesta semana, a Aprosoja Paraná dá início ao programa "No Caminho da Soja", que irá passar por cinco cidades do estado - Bandeirantes, Ubiratã, Guarapuava, Palotina e Guaíra - a fim de manter a classe dos sojicultores "bem informada", como descreve o presidente da entidade, José Eduardo Sismeiro. "Os produtores precisam saber o que os espera pela frente e ter melhor condição de se preparar", diz.
O evento contará com apresentação do jornalista João Batista Olivi, do Notícias Agrícolas e trará palestras com Luiz Renato Lazinski, com perspectivas climáticas para o verão e o inverno; a pesquisadora Divania de Lima (Embrapa Soja) e Luíz Oliveira (Syngenta). José Sismeiro (presidente da Aprosoja Paraná) e Fabrício Rosa (diretor executivo da Aprosoja Brasil) também estarão presentes e comentarão a situação atual da sojicultura brasileira.
O evento é aberto a todos os interessados na cadeia e começam sempre às 19h em cada cidade. Alguns temas, como a possibilidade da ocorrência do La Niña neste ano, que pode trazer chuvas irregulares e veranicos para o Paraná e também a rotatividade do princípio ativo na hora de realizar aplicações na lavoura serão tratados.
O presidente destaca que a entidade, que já possui uma "relação boa com o produtor rural", quer que o produtor esteja junto da Aprosoja e acompanhe as principais discussões. "Se a gente ganhar, o Brasil todo ganha. O agronegócio é quem está mantendo o nosso país de pé", constata.
O estado é o segundo maior produtor de soja do Brasil. Atualmente, algumas regiões já estão com a soja em fase de florescimento, enquanto algumas regiões ainda n~=ao iniciaram o plantio devido ao clima. A colheita, segundo o presidente, deve chegar a 16 milhões de toneladas, nos mesmos patamares do ano passado. "Para passar disso, teria que ter um clima excelente", destaca.
Para o milho safrinha, a expectativa ainda não é muito boa. A área deve se manter, mas os produtores devem ficar atentos às condições climáticas.
1 comentário
Soja recua em Chicago nesta 6ª feira com farelo caindo mais de 1% e demanda chinesa ainda no radar
Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
Entrada da nova safra americana no mercado traz pressão sazonal sobre a soja de Chicago, mas clima do BR permanece no radar
Paulo Gilberto Lunardelli CAMPINA DA LAGOA - PR
Sugerimos ao presidente da APROSOJA/PR, para que lute pela prorrogação do plantio da soja sobre milho verão e feijão até 31 de janeiro de 2017, haja vista, que em nossa região estamos com dificuldade para encontrar algumas variedades de sementes de milho para implantação da safrinha, sob pena de ficarmos com terras ociosas por falta de semente de milho, sem outra opção de plantio numa janela totalmente favorável para nossa região.
Outrossim, o ciclo da soja plantada nessa época do ano (verão) é diminuído em 10 a 15 dias (conforme a variedade da soja), o que viabilizaria uma colheita até final de abril e inicio de maio (antes das possíveis geadas), conforme muito bem relatada na entrevista que esse ano o inverno chega mais cedo, estaríamos, portanto, rigorosamente dentro do prazo do vazio sanitário.