Clima na América do Sul e comportamento do dólar darão rumo aos preços da soja em Chicago

Publicado em 12/12/2016 16:59
Confira a entrevista de Ênio Fernandes - Consultor em Agronegócio
Sessão desta segunda-feira focou nas previsões de chuva para a Argentina a partir do dia 20 de dezembro

O mercado de soja teve um dia calmo na Bolsa de Chicago (CBOT), com preços recuando de 5 a 6 pontos nos principais vencimentos e falta de novidade nos fundamentos.

Para o consultor em agronegócio Ênio Fernandes, este foi um dia considerado "normal". Após uma "alta interessante" na última sexta (9), os números perdem nesta segunda com a perda também do dólar no mercado externo e com a alta do petróleo. No mercado interno, o dólar não teve uma alta como era esperado após a divulgação da lista da delação da Odebrecht.

Em Chicago, o mercado também tira um pouco do prêmio de clima na Argentina, que possui previsão de boas chuvas para a próxima semana, o que deve melhorar as condições da safra argentina. O consultor lembra ainda que "não se espanta se amanhã tiver alta em Chicago", pois é um momento em que o mercado procura um drive para se estabelecer.

Até o final do ano, para o consultor, o mercado deve trabalhar em volatilidade. Neste momento, Chicago observa muito a safra da América do Sul e, enquanto não houver uma definição climática para as áreas produtoras que encontram dificuldades, o mercado deve andar de lado. A grande atenção deve ser para janeiro, com a divulgação do relatório final do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e com as primeiras colheitas de soja no Brasil.

Ele aponta que um rally em Chicago e um rally do dólar podem ser uma boa oportunidade para que os produtores travem seus custos. Ele lembra que, além disso, observar o comportamento do clima na América do Sul é fundamental neste momento.

O dia de hoje, segundo ele, teve preços interessantes para o mercado interno. Os estados de Goiás e Mato Grosso já estão com 50% da safra nova comercializada, pois se apresentaram bem na ponta vendedora em momentos de rally.

Do lado do comportamento da demanda, o consultor acredita que a China irá continuar demandando, mas não no mesmo ritmo observado até agora.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • tarcizio Grandi PASSO FUNDO - RS

    O Notícias Agrícolas é indispensável... Manter o agricultor bem informado é algo muito fundamental.. Para os mais grisalhos, é coisa que não havia em outros tempos... MUITO OBRIGADO.

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Excelente análise.

      0