Soja em Chicago sobe pela 4ª sessão seguida e incerteza sobre oferta do grão dá fôlego para novas altas
Podcast
Soja em Chicago sobe pela 4ª sessão seguida e incerteza sobre oferta do grão dá fôlego para novas altas
Download
A Bolsa de Chicago (CBOT) trouxe um dia positivo para os negócios com a soja. A preocupação com a oferta, de acordo com o analista Camilo Motter, é do lado da oferta, com dois fatos importantes que colocaram o mercado em quatro sessões de alta, com mais de 65 pontos desde a última quinta-feira.
O primeiro ponto a ser considerado é a redução da estimativa da produção final americana, que foi finalizada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em 117,2 milhões de toneladas. Com isso, somou-se também a questão climática na Argentina, que sofre perdas com alagamentos e estimativas de até 700 mil hectares com necessidade de replantio, impossibilitado pelas chuvas. Além disso, o plantio também não foi concluído em algumas áreas.
Por outro lado, as estimativas de que a safra brasileira poderia compensar as perdas na Argentina também são precipitadas, na visão de Motter. O Brasil ainda terá dias nos quais o clima será fundamental para uma definição de safra. Janeiro e fevereiro, segundo o analista, são os meses principais para formação de produtividade no Brasil.
No mercado interno, a alta expressiva da CBOT refletiu aqui no Brasil. Além disso, o atraso das lavouras na região Sul do país, em razão do período mais frio, influenciou em uma corrida por parte das empresas para comprar soja e cumprir compromissos. A participação dos vendedores no mercado, no entanto, não deve limitar a alta, pois o país se torna mais competitivo.
Para Motter, o momento exige observação por parte do produtor e participação para quem ainda não participou do mercado. Poderão vir momentos melhores pela frente, na opinião do analista, chamando a atenção para o comportamento climático no Brasil.
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira