O agronegócio continuará sendo a âncora da economia brasileira, mesmo diante de tantos obstáculos?

Publicado em 04/04/2017 17:26
Confira a entrevista de Fábio Silveira - Analista MacroSector Consultores
Câmbio, impostos, operações policiais, custo Brasil e outras coisas mais...

Podcast

Fábio Silveira - Analista MacroSector Consultores

Download

Dentre vários acontecimentos que afetam diretamente o setor do agronegócio, como a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal e a aprovação pela constitucionalidade do Funrural, o Notícias Agrícolas convidou o economista Fábio Silveira, sócio-diretor da Macrosector Consultores, para discutir qual é o real papel da agropecuária na economia brasileira.

Silveira começa destacando que o agronegócio tem um peso no Produto Interno Bruto (PIB) em torno de 23%. Esta é, portanto, uma participação bastante relevante que "não pode mudar de uma hora para a outra", como aponta o economista. Logo, a tendência é que a participação aumente no médio prazo, já que o setor é importante para o país na geração de exportações, renda e emprego.

O momento de fragilidade nas exportações de alguns setores é visto por Silveira como um efeito mal planejado da operação Carne Fraca, que gerou um estrago considerável. Ele avalia que isso deve ser recuperado nos próximos meses em função da "realidade dos fatos", dentre os quais a competitividade do segmento de carnes no país, a qualidade do produto e os volumes crescentes de exportação.

O setor, na visão do economista, não está em crise. "É um momento diferente, apenas", destaca. Ele salienta a possibilidade de um problema de fluxo de caixa no curto prazo por conta dos efeitos, mas que depois o Brasil passará a operar com maior transparência e maior vigor.

No que se refere ao Custo Brasil, este continuará sendo um problema, já que é algo a ser superado por toda a sociedade, que deve fazer escolhas e optar por custos menores em fatores como infraestrutra, logística, carga tributária menor e juros menores, na visão de Silveira. Para ele, em episódios como a Carne Fraca e a aprovação do Funrural, falta ainda uma assessoria econômica e financeira para alguns setores da República.

O dólar se encontra hoje na casa dos R$3,10, sem sinais de recuperação. Para o economista, o Banco Central continuará mantendo a moeda americana nesses patamares para controlar a inflação. O mais provável é que a moeda encerre o ano a, no máximo, R$3,30. Os juros, por sua vez, devem continuar caindo, mas a recuperação imediata do aquecimento do mercado doméstico não deve vir tão imediatamente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário