Funrural: Cooxupé afirma que fará pagamento do Funrural caso necessário
O vice-presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, tranquilizou os cooperados dizendo que a cooperativa abriu uma conta e realizou um depósito em juízo do dinheiro devido ao Fundo de Apoio Ao Trabalhador Rural (Funrural).
Este dinheiro, que seria devolvido eventualmente aos produtores caso a constitucionalidade não fosse aprovada, agora será utilizado para pagar o passivo devido nos últimos cinco anos.
Melo destaca que essa foi uma orientação dos colaboradores da área tributária da cooperativa, que orientaram a realizar o depósito dessa forma.
Ele destaca, ainda, que para o negócio do café, o melhor recolhimento a ser feito é sobre o faturamento bruto. Sobre a folha de pagamento, o tributo inviabilizaria a produção - se houver uma mudança, o setor irá trabalhar para que este fator seja opcional. Ele também acha pouco provável as ações contra o passivo devido, uma vez que a constitucionalidade foi definida pelo STF.
O vice-presidente vê, entretanto, a questão com grande preocupação, já que boa parte do setor do agronegócio deixou de recolher o tributo e há grandes montantes a serem ressarcidos.
0 comentário
Café fecha em queda nas bolsas, mas estoques apertados e riscos climáticos seguem no radar do mercado
Café: Mercado ignora estoques apertados e aposta na safra brasileira para derrubar preços, diz Eduardo Carvalhaes
Café inicia a terça-feira com arábica em alta e robusta em baixa
Colômbia reage após meses difíceis, mas Brasil segue ampliando vantagem no mercado global de café
Café termina o dia sem direção única com mercado dividido entre colheita e clima no Brasil
CNC lança cartilha de orientação e nota técnica aos cafeicultores atingidos por granizo