Qualidade de semeadura pode fazer a diferença na produtividade das lavouras de soja na safra 2017/18

Em um momento no qual o término do vazio sanitário em uma parte dos estados abre o caminho para o início do plantio de soja, o engenheiro agrônomo Dirceu Gassen apresenta algumas dicas para aumentar a produtividade nas lavouras brasileiras.
Segundo ele, para colher a produtividade atual "não precisa mudar nada, basta repetir". Entretanto, metas de aumento de produtividade exigem mudança de processos. A planta é a principal unidade de produção e, tendo isso em vista, seu manejo precisa ter algumas especificidades.
Uma semente de qualidade e um ambiente propício para a planta desenvolver raízes, tendo possibilidade de receber nutrientes todos os dias, é o cenário ideal. Além disso, a preparação, meses antes, do leito de semeadura, é fundamental.
"A palha não é apenas uma opção", como aponta Gassen. Ela deve ser utilizada para proteger as sementes de altas temperaturas e também para oferecer resistência enquanto as chuvas não chegam nas lavouras.
Para ele, manejar bem e fazer bem feito é a chave de uma lavoura de alta rentabilidade. Outros fatores, como a diminuição da velocidade de semeadura e a atenção para o tratamento das sementes também são essenciais. Tendo isso, criar o hábito de medir e entender porque as manchas de alta produtividade resultaram nessa produção também é um caminho para adquirir conhecimento.
O modelo de semear soja mudou, com as sementes sendo colocadas no solo na fase mais instável do clima. Por isso, o cuidado deve ser redobrado.
0 comentário
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo