SIC: Plataforma Global do Café aborda medição da sustentabilidade na cafeicultura
Uma das maiores novidades do programa brasileiro da Plataforma Global do Café (GCP), em 2017, foi o lançamento recente do aplicativo do Currículo de Sustentabilidade do Café, ferramenta inédita para o diagnóstico da sustentabilidade da cafeicultura nacional. Para falar dessas e outras ações, a GCP estará presente na Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, de 25 a 27 de outubro.
O aplicativo visa monitorar as práticas do currículo, com foco nos seus 18 Itens Fundamentais. Permite avaliar os 35 indicadores de sustentabilidade, definidos pelo Grupo de Trabalho Brasil da GCP, além de gerar 25 diferentes relatórios de situação e evolução das propriedades cafeeiras. Esses relatórios permitirão comparar regiões e estados produtores de café do Brasil em relação à sustentabilidade, tornando-se importantes referências para guiar estratégias, planos de ação e investimentos com vistas a melhorias contínuas.
Esse será o principal assunto da palestra “Medindo a Sustentabilidade na Cafeicultura”, que o gerente do Programa Brasil da GCP, Pedro Ronca, apresenta às 15h15 do dia 26, dentro do programa da SIC, no Expominas. A atividade, gratuita, compõe o Fórum da Agricultura Sustentável 2017.
A GCP também estará no estande do Cecafé (C41) no Espaço Café Brasil, a feira da SIC, das 11 às 20h nos três dias do evento. Inscrições e mais informações em https://semanainternacionaldocafe.com.br/br/.
Paralelamente ao evento, a GCP realizará uma reunião dos membros de seu Grupo de Trabalho Brasil que incluirá em sua pauta o uso do aplicativo, os critérios de compartilhamento dos dados levantados, planos e projetos para 2018 e atualização sobre a Conferência Global de Sustentabilidade do Café e a Assembleia de Membros da GCP, ambas realizadas na Suíça na primeira semana do mês.
0 comentário
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade