Clima favorece cultivo de cana-de-açúcar em Goiás
Em 2017, o clima foi um aspecto positivo para os bons resultados da cana-de-açúcar no estado de Goiás. Os bons volumes de chuva nos últimos meses, por exemplo, foram essenciais para a cultura. “A pluviosidade contribui bastante, principalmente porque, com a seca, a cana sofre queda de produtividade e doenças”, afirma Weliton Vieira da Silva, Coordenador Agrícola da Aprocana.
De acordo com o meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento, choveu o esperado para o ano de 2017 em Goiás, e o tempo deve continuar contribuindo para os produtores de cana-de-açúcar do estado. “A previsão para as próximas semanas ainda será de chuva regular, mas com pouco risco e invernada e com mais sol”, afirma Nascimento.
Silva também conta que houve um crescimento em comparação ao ano passado. “Tivemos uma produtividade maior. Devemos fechar 2017 acima de 85 toneladas por hectare, sendo que em 2016 ficou por volta de 80”, explica. A continuação dos bons resultados depende das condições climáticas, mas a expetativa é boa. “Se a chuva continuar, acredito que teremos uma boa produção na próxima safra”, finaliza.
Para o cultivo de cana-de-açúcar, o ideal é pluviosidade regular e moderada, sem excessos, e temperaturas entre 25°C e 30°C. “No mês que vem voltaremos a ter calor, com risco de veranico no fim de janeiro e em fevereiro”, completa Nascimento.
0 comentário
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado
Faturamento médio das exportações de açúcar pelo Brasil cai 16,9% em dezembro
Preços do açúcar fecham em alta nesta 2ª feira (22) em NY e Londres