Cenário ajustado entre oferta e demanda de soja no Brasil traz boas perspectivas para safra que começa a ser colhida
Argentina: chuvas trouxeram alívio para zonas agrícolas, mas não chegaram à área afetada em Buenos Aires
Entre a última sexta e sábado, algumas áreas agrícolas da Argentina, como o centro-sul de Buenos Aires, centro-norte de Córdoba, Santa Fe, Entre Ríos, Corrientes e parte do Noroeste argentino receberam um pouco de alívio em decorrência das chuvas. Contudo, no norte e no centro de Buenos Aires, localidades agropecuárias continuaram sem receber os milímetros anunciados pelas previsões, que ficariam entre 40 e 50mm e poderiam aliviar a seca que preocupa os produtores.
Em parte da zona núcleo de Buenos Aires, a cada hora, com o celular na mão, os produtores checavam radares e imagens de satélite para identificar a presença de tempestades. Contudo, ocorreram apenas chuvas irregulares. Nestas zonas coincidiam apenas uma queda de temperatura em toda a região.
Na semana passada, com temperaturas que giravam em torno de 37°C e 38°C, Marcelo Testa, produtor e contratista da Agrícola Testa, se viu obrigado a ampliar os horários de trabalho, realizando a pulverização durante a noite. Ele contou ao La Nación que as chuvas desde final de semana não passaram de 12mm na zona de Pergamino. "O panorama não é desastroso mas estávamos esperançosos com essa chuva para ter bons rendimentos e cobrir os custos. Agora estão anunciando tempestades para quinta e sexta-feira. Veremos o que irá ocorrer", disse.
O engenheiro Daniel Lavezzari, técnico privado de estabelecimentos agropecuários no norte de Buenos Aires, explicou que os produtores vêm precisando obter cultivos com altos rendimentos. Com a incerteza climática, a preocupação é grande. "Atualmente, com 6000kg por hectare de milho não se faz nada. É preciso obter 10000kg por hectare, já que os custos de produção têm aumentado muito e os grãos não acompanham essa escalada de preços", detalhou.
Chuvas acumuladas entre as 9h de sexta-feira (12) e 9h de sábado (13) na Argentina:

Chuvas acumuladas entre as 9h de sábado (13) e 9h de domingo (14) na Argentina:

Tra
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira