MT e GO ganham mais dois dias secos e chuvas só voltam a partir de 25 de janeiro para região central do país

Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), mostra nesta sexta-feira (19) as imagens de satélite com o cenário atual do que está acontecendo no Brasil em termos de clima. A região Nordeste, que estava mais seca, deve receber mais chuvas.
O Centro-Norte do país, por sua vez, terá um tempo mais seco até o próximo dia 25, favorecendo o cenário para que os produtores realizem seus trabalhos de colheita. As chuvas que irão ocorrer durante estes dias devem ser apenas pontuais. Depois disso, os volumes devem ser mais intensos em toda a região. Sendo assim, o alerta para esta região é para que a colheita seja feita neste período seco.
Nos últimos três dias, a grande área de seca no Nordeste brasileiro, pegando também algumas regiões como o norte de Minas Gerais, se deu pela entrada do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que fez com que se intensificasse a massa de ar seco sobre essa região. Nas últimas 24h, essa secura ocupou um espaço ainda maior, se estendendo até o Mato Grosso.
Para os produtores do Rio Grande do Sul, uma boa notícia: as chuvas estão se confirmando no oeste do estado. De domingo para a frente, os volumes nessa região devem ganhar fôlego. Os estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, que vinham recebendo grandes acumulados, devem ter uma diminuição.
De acordo com a previsão mais estendida, uma combinação dos principais modelos meterológicos, caso a Zona de Convergência do Atlântico Sul se confirme, deverá haver uma diminuição das chuvas no Paraná entre o final de janeiro e o início de fevereiro.
0 comentário
Temporais no Sul e chuva volumosa no Sudeste: veja os alertas para o fim de semana
Mato Grosso tem melhora na umidade do solo, mas recuperação ainda ocorre de forma irregular, aponta EarthDaily
Minas Gerais e Rio de Janeiro têm alerta vermelho para grandes acumulados de chuva neste sábado (3)
Açúcar dispara nas bolsas de Nova Iorque e Londres nesta sexta-feira
Alívio para o Matopiba: chuva retorna e pode recuperar umidade do solo neste fim de semana
Chuva avança pelo Brasil e temporais entram no radar neste fim de semana