Programa de capacitação gerencial e operacional do Senar em parceria com a Cooxupé já treinou quase 20 mil pessoas em 7 anos

Podcast
Programa de capacitação gerencial e operacional do Senar em parceria com a Cooxupé já treinou quase 20 mil pessoas em 7 anos
DownloadRodrigo de Castro Diniz, gerente regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no Sudoeste de Minas Gerais, conversou com o Notícias Agrícolas para contar sobre um programa da entidade em parceria com a Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) que visa capacitar os produtores e trabalhadores rurais para o dia a dia no campo.
O objetivo é ajudar os participantes a entender melhor as tarefas que são realizadas, bem como o passo a passo do processo e modelos teóricos pertinentes para que esta seja executada. Algumas das abordagens envolvem pontos como plantio, colheita, lavoura e combate às pragas.
Desta forma, Diniz aponta que o objetivo é melhorar a segurança e a renda dos produtores e trabalhadores. Para este ano, o programa tem uma verba de R$1 milhão e 200 mil para capacitar 3600 pessoas. Ao todo, mais de 19 mil pessoas já foram contempladas.
Também há uma área direcionada para a questão gerencial, na qual são abordados pontos como a comercialização de cafés, o custo de produção e a gestão desses custos.
Este programa é financiado por uma parceria meio a meio com a Cooxupé. A parcela referente ao Senar vem da contribuição do produtor rural sobre o que ele comercializa em sua propriedade, de 0,2%.
0 comentário
Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores